NOSSO CHAT


sábado, 1 de outubro de 2011

MISS RENASCENÇA 1960 - DIRCE MACHADO



Diletos amigos, muita alegria neste sábdo do Senhor! O Renascença Clube, atualmente, localizado no bairro do Andaraí, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, no período de sua inauguração, situava-se na rua Pedro de Carvalho, no bairro do Méier. Esta agremiação foi fundada em 17 de fevereiro de 1951, por um grupo de negros pertencentes à classe média. O motivo principal para tal iniciativa se deveu à discriminação imposta pelos demais clubes renomados da urbe carioca. Neste contexto, o segmento em foco decidiu criar um espaço social próprio, tendo em vista que, em vários clubes do Rio de Janeiro havia rejeição e veto aos mesmos como associados (SILVA, 2000).
No bojo de tal contexto, esta comunicação, consiste na análise geográfica de um clube no qual foi fundado com grandes marcas de resistência e de não conformação por parte de seus membros. O tema em desenvolvimento trata de uma centralidade cultural, resultado de uma segregação, onde o estrato negro de classe média teria uma oportunidade para a recreação, sociabilidade e ação dos indivíduos de sua raça.
Sua história e relevância irradiaram-se principalmente durante os concursos de beleza, notadamente, nos anos sessenta, com imensa repercussão para o Clube e prossegue, nos dias de hoje, com o evento propagado pela mídia como o “Samba do Trabalhador”, ocorrendo às segundas-feiras tendo como um dos seus maiores incentivadores o compositor Moacyr Luz (parceiro constante do letrista Aldir Blanc). (Fonte: www.geografia.ufpr.br)
Atendendo ao pedido da nossa comentarista VITAMINADA DO MEIER, eis a mulata Dirce Machado, Miss Renascença e 4ª colocada no Miss Guanabara 1960. Foi uma sensação o desfile de Dirce Machado na passarela "ferradura" do maracanãzinho. Bom final de semana para todos! Abraços

8 comentários:

Juju disse...

Q beleza o banner! Em 1971, Eliane Guimarães e Lucia Peterlle comprovaram a nível internacional suas belezas.
Olá, Hamilton! Rock in Rio, eu fui! Homenagem a Legião (emocionante), Stevie Wonder (simpático), Skank e Coldplay (demais). Foi muito bom! Porém, já houve atrações melhores.
Bjus,
Juju

PS Landim, kd vc?

alexia disse...

Carissímo EVANDRO,falando em renascença ninguem se lembra da maravilhosa AIZITA NASCIMENTO?Gostaria de tbém aproveitar para comentar q soube q a maioria dos missólogos não tem o vídeo do concurso de MU 67,ou até a conclusão q ninguem o tem.Será q algum de nossos frequentadores sabem o porq e até mesmo alguem tem essa raridade? Abços e meu agradecimento,respeito e admiração de sempre.

Vitaminada do Meier disse...

Dirce Machado foi a pioneira e tem seu lugar garantido no grande mural dos concursos de Miss no Brasil. Abriu porta para outras moças lindas de cor( como se chamava antigamente) e com ela veio uma plêiade de belas misses Renascença culminado com a eterna Vera Lucia Couto dos Santos.Parabéns Evandro pela bela homenagem a quem de direito e fato mererce. Dirce onde vc estiver espero que vc seja muito feliz e ficará para sempre no meu coração.Além de bonita,Dirce foi a mais elegante naquela noite memorável no Maracanãzinho.A linda Gina Macpherson levou o título merecidamente. Vitaminada do Meier.P.S. Evandro,obrigado por postar a Dirce e me fazer essa bela homenagem. Agradeço de coração.

Hamilton Mopta Mendes disse...

Juju, não fui ao Rock in Rio. Vi pelo MTV e Globo baby.Por onde andam os grandes ícones do blogger?Landim,Wagner, Robert Wagner,J.Botafogo,Anamaria ( seu Rendas e Rainhas está bombando),Vera,Dindo(de vez em quando aparece),Pia,Rutinaldo,Mariano,Guisepe,Mamba e Cia, bem saudades de todos.Hamilton.P.S. acho que esqueci do Danilo,da Paranhos e da grande Helga.Hercilio, como vai o Sul?Adoro aquela terra e o clima.

Anônimo disse...

Grande Hamilton, td bem? Pois é, amigo, o trabalho às vezes nos consome de uma maneira tal ~que não nos deixa relaxar um pk, rever os amigos, trocar idéias, etc. Mas faço o possível para sempre estar aqui, no Blogger do meu amigo EVANDRO e, assim, podermos fazer os nossos comentários, partilhando opiniões, discutindo os assuntos pertinentes as belas mulhgeres brasileiras que nos representaram e ainda nos representam, bem como as internacionais. Achei muito importante esta matéria sobre as misses negras. Já estava mais do que na hora desse assunto vir à tona e, agora, em especial pela eleição da Leila Lopes, a angolana que hj é a atual Miss Universo. Aqui no Brasil tivemos belas misses misses negras que fizeram história, como a Vera Lúcia Couto, a Deise Nunes, a Aizita Nascimento, a Vera Guerreiro - IN MEMMORIAM -que foi Miss Bahia em 1969, coroada pela Martha Vasconcellos... Um abração pra galera toda e prometo voltar mais vezes. Eu sou DINDO, da Bahia.

Hamilton Mota Mendes disse...

Uma homenagem a pioneira Dirce Machado é sempre benvinda.Uma mulata tipo violão que fez sucesso no Maracanãzinho inaugurando a era Renascença no templo da beleza.Observa-se a elegancia da Dirce em l960 no ano que as candidatas desfilaram de vestido curto.O tipo violão, típico da época, é bem retundante na formosa mulata.Parabéns Evandro pela lembrança, mais do que merecida. Hamilton.

Juju disse...

Não esqueçamos a 2ª colocada no concurso Miss RJ/2011. Uma linda mulata, q merecia a vitória.
Bxus,
Juju

PS: Dearest Hamilton, who's baby?! rsrsrs

Hamilton Mota Mendes disse...

Juju, foi a Cristiane Torloni,prá la de Marrakesh, ao responder a uma apresentadora do MTV totalmente sem assunto e sem criatividade na pergunta: HOJE É DIA DE ROCK,BABY, morou? Um beijão do Hamilton.P.S. isso virou bordão em todo Rock in Rio, coluna do Joaquim, do Xexeo e outros bichos de pena,sacou?

PESQUISE QUALQUER ASSUNTO AQUI NO NOSSO BLOG

,

,

############## 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS BRASIL UNIVERSO 1972 #################

############## 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS BRASIL UNIVERSO 1972 #################
REJANE VIEIRA DA COSTA , MISS RIO GRANDE DO SUL e MISS BRASIL

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS UNIVERSO 1972 ##################

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA  MISS UNIVERSO 1972 ##################
KERRY ANNE WELLS, MISS AUSTRALIA e MISS UNIVERSO

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS MUNDO 1972 ##################

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS MUNDO 1972 ##################
BELINDA GREEN, MISS GRABRETANHA E MISS MUNDO

############### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS INTERNACIONAL 1972 ###############

############### 50  ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS INTERNACIONAL 1972 ###############

,

,

############################## PANTEÃO DO BLOG ###########################

############################## PANTEÃO DO BLOG ###########################

********************************* NOSSAS VICES-MISS UNIVERSO ********************************

********************************* NOSSAS  VICES-MISS UNIVERSO ********************************