NOSSO CHAT


domingo, 28 de novembro de 2010

PERFIL DE ÂNGELA VASCONCELOS



Era julho de 1964, ano do golpe. Uma moça de 19 anos despertava a admiração incondicional da imprensa. Atrativos, além dos físicos, ela tinha de sobra. Estudara na Europa, era bailarina clássica e artista plástica precocemente inspirada por Dali. Desenvolvera, por Bach, uma paixão inestimável. Existencialista, não dispensava a leitura de Sartre. Goethe, porém, era seu poeta favorito: lia o Fausto em alemão. Dominava também o francês e o inglês. Os repórteres, desacostumados com a perfeição, custavam a crer na autenticidade daquela mulher paradigmática. Mas a Miss Brasil Ângela Vasconcelos parecia ser real. E, ainda por cima, tinha olhos verdes.

Nascida no Rio de Janeiro, quando seu pai militar cursava a Escola Superior de Guerra, Ângela fora criada em Curitiba, onde já havia conquistado uma série de títulos. Inclusive o de Miss Piscina do Paraná. O estado, no entanto, não detinha a exclusividade das comemorações pela coroa nacional. O momento, de acordo com o ultranacionalismo da mídia, era histórico. Pela primeira vez, uma Miss Universo – a gaúcha Ieda Vargas, recém-eleita em Miami – entregava a faixa de Miss Brasil para uma sucessora. A torcida, então, era por um possível "bicampeonato". Enroladas em capas de veludo vermelho e golas de arminho, as mulheres mais bonitas do planeta eram nossas. Em 1964, esse era um motivo de mobilização social.

Ângela Vasconcelos mora há 33 anos no Rio de Janeiro. É arquiteta, casada e mãe de três filhos. Já conta com a mesma quantidade de netos. Não gosta do BBB por considerá-lo de "baixo nível". E, para ela, os atuais concursos de miss parecem "museus vivos". "As pessoas pararam no tempo e no espaço", brinca. Ângela explica: "Os concursos não fazem mais sentido. Mesmo nos anos 60, década da emancipação feminina, já estavam ultrapassados". Além disso, ela conta que, quando foi a Miami disputar o Miss Universo, já pôde perceber que só as candidatas latino-americanas davam importância à coroa. "As européias já tinham a idéia de buscar uma carreira internacional de atriz ou modelo. Já as latinas (com exceção de Vera Fischer em 69) viam o título como a realização de um sonho maravilhoso. Era um reflexo do nosso padrão de subdesenvolvimento", diz Ângela. Atualmente, ela também considera complicado eleger como exemplar uma beleza que, sozinha, consiga representar a diversidade racial brasileira. E as modelos, hoje, já teriam subvertido quaisquer conceitos estéticos antes facilmente mensuráveis. "São secas e exóticas, não exatamente belas. Seus rostos podem ser até histriônicos", diverte-se.
Fonte:http://www.nume.com.br/conteudo.php?id=196

13 comentários:

Anônimo disse...

Por isso amo essa mulher!!!!!!!!!!!Além de linda é um show de pessoa!Aqui vão minhas MB preferidas:1°)Angela Vasconcelos MB64 = 700 pts;2°)Suymara MBH e MBSN 2010 = Florence Vice MB 73 = 500 pts; 4°) Vera Lúcia Couto vice MB 64 = Maria Raquel MB 65 = Maria Joana NBI 96 = 400 pts.Abraços, japão

Anônimo disse...

...É, acho tão engraçado, uma pessoa participar de algo que acha(achava já à época)"ultrapassado"!...Também gosto de Bach, Fernando Pessoa...porém, não vejo a coisa da forma que Ângela coloca. Qdo cita autores e músicos, por ex., ela não inclui nenhum brasileiro...subdesenvolvimento tavez seja também por aí...futebol para os americanos e europeus não tem muita importância também...e daí?...Fica desagradável para quem lembra e cultua vc por anos a fio como símbolo de uma época saber disto...Todo respeito à Ângela como mulher, mãe e avó...e miss, sim Ângela vc é, queira ou não(até pq ficou até o final...)Miss Brasil 64...Orgulhe-se...subdesenvolvimento é ter preconceito...Concurso de miss é uma brincadeira pra gente se divertir, comentar com os amigos...querida Ângela, nada tem importância, pq tudo é importante!
Que pena!
Hilton

Anônimo disse...

horário do miss terra:20h VIETNAM,-7hs em Londres: 13H.No Brasil com horário de verão: 11H e Horário Normal = 10H.TV VTV1 OU VTV4.MISS RS,TV BAND RS,pela internet! (horário não fornecido) talvez às 21 Horário de verão e 20H,no normalJá favoritei.Abraços, japão .

Hamilton Mota Mendes disse...

Angela Vasconcellos foi uma bela miss e se não fosse o concurso de Miss Brasil jamais seria conhecida. Aliás todas essas beldades brasileiras devem muito ao concurso.Lembro-me que o corte de cabelo dela na época,foi moda em todo o país.Angela tem sua estória no concurso (golpe militar, lia Sartre,era poliglota,etc),mas Marta, Adalgisa, Emilia,Terezinha,Marta Vasconcelos e Yeda são imortais. Abraços e muita força companheiro Evandro.Abs em todos os que escrevem nesse blog. Hamilton.

Roberto Wagner disse...

Angela Vasconcellos um ícone.O penteado que deu problema se transformou numa febre,ela então foi precursora em estilo e intelecto no que se refere a Misses.Seu comentário é um tanto quanto ingrato,pois foi sendo miss que ela se tornou celebridade.Abraços RW.

J. Botafogo disse...

Não vejo nada desabonador no comentário de Ângela Vasconcelos, além de linda, uma intelectual, respeitou o concurso até o final, cumprindo com as normas contidas no contrato de "Miss" Brasil com dignidade. Segundo a Revista do Globo nº 904 de agosto de 1965, essa linda mulher, reuniu todo o dinheiro ganho durande o seu reinado, nas diversas publicidades que fez, para doar à "Casa São Luís", um asilo de velhinhos do Rio de Janeiro.
Meu caro Hilton, com todo respeito, você não deve acompanhar o futebol, os europeus são
loucos por este esporte e lá existe uma das mais acirradas competições futibolísticas do mundo, não é à toa, que vivem comprando os craques brasileiros.

Anônimo disse...

Jão, velho amigo, não vou polemizar com vc, mas, li em vários jornais e revistas internacionais que a Copa não para o país/sede como o faz por aqui.À época da França havia franceses que nem sabiam direito o que era aquilo que estava acontecendo em seu país!...O que quero dizer é que cada um tem sua preferência e ponto final!...Agora, participar de algo, ir até o final, ter condições de fazer caridade a la S.F. de Asssis e depois vir dizer com ar blazê:" eu, miss???! Me excetue tá Ângela?...Miss Brasil, na verdade, deveria por vontade de todos à época, ter sido Vera Couto...Mas...Deve ser engraçado ler Sartre e depois desfilar no popularíssimo Maracanãzinho..."Lá vai Ângela, a intelectual,arrastando o manto vermelho de Miss Brasil, prestem bem atenção, pois ela vai negar isso tudo daqui a 46 anos..."Os estados brasileiros se apresentam..."!!!!!
Hilton

Anônimo disse...

Com certeza, Angela Vasconcelos, inteligente que é, não gostaria de causar nenhum tipo de impacto negativo.
Ela sempre será a Miss Brasil 1964.
Vale lembrar, que a segunda colocada, Vera Lucia Couto,da Guanabara, foi muito bem representando o Brasil no miss Internacional daquele ano.

Anônimo disse...

O que eu sabia é que a MB 64 queria ganhar o carro...Claro que existe uma dubieidade na atitude dela.Mas,sempre vai existir os prós e contras de uma escolha.Angela Vasconcelos ganhou por méritos e a torcida estava divida entre ela e Vera(a famosa ovação GUARANÁ).MB64 interferiu na moda e no ver de uma MB.Desfilou sua intelectualidade no MU e foi reconhecida por isso.Valorizou o Brasil lá fora. Isso não é bom? e ainda por cima,estava linda!Foi correta até o fim.Todo mundo quer se projetar no MB,ou não?Agora , querer arrasar tudo numa maneira de pensar, ou desqualificá-la por isso ou pelo regime militar?Outras misses famosas tiveram comportamentos desastrosos.Abraços, Japão

Anônimo disse...

Japão, não quero arasar nada, só lembrar de esquecer a sr.Ângela Intelectual...de minha parte ela pode estar em paz...vc Ângela Intelectual acaba de ser levada ao limbo, vc vai se sentir em casa, há muitos intelectualóides por lá...E do jeito que ´vc é bonita, é bem capaz de quererem elegê-la miss, representando-os na Terra do Esqueceimento...Bom reinado!
Hilton

Anônimo disse...

hahahha!ê Hilton!tudo bem,respeito teu contragosto mas está apedrejando demais.Quero aproveitar para colocar minhas melhores MB deste ano:Miss Paraná U,Bruna Jaroceski e Suymara.Abraços, Japão

Anônimo disse...

...Desculpe Jap, já passou...Gde abraço a todos...Força evan.
Hilton

Anônimo disse...

Oi,Hilton!só agora li seu último comentário.Não precisava pedir desculpas.Quem sou eu para dirigir o sentimento de alguém?Compreendo sua gentileza e sei bem quando a emoção fala mais alto.Direito de todo mundo.Não ficaria,de modo algum, chateado se Vera Lúcia vencesse!mesmo porque,seria diferente.Os EEUU elegeram uma negra nos anos 50,era linda e não foi adiante.Isso pode ter motivado a escolha de Angela e não da Miss GB;mas, pode ter sido racismo,também.Meu olho não é universal,apesar de preferir a paranaense nos mínimos detalhes de meu julgamento em cada concurso,vocês sabem.Como ano passado achei Suymara melhor no MB e no MHA foi nossa melhor representante em termos de beleza e requinte num concurso internacional.Seu Explicadinho,Japão

PESQUISE QUALQUER ASSUNTO AQUI NO NOSSO BLOG

,

,

############## 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS BRASIL UNIVERSO 1972 #################

############## 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS BRASIL UNIVERSO 1972 #################
REJANE VIEIRA DA COSTA , MISS RIO GRANDE DO SUL e MISS BRASIL

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS UNIVERSO 1972 ##################

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA  MISS UNIVERSO 1972 ##################
KERRY ANNE WELLS, MISS AUSTRALIA e MISS UNIVERSO

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS MUNDO 1972 ##################

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS MUNDO 1972 ##################
BELINDA GREEN, MISS GRABRETANHA E MISS MUNDO

############### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS INTERNACIONAL 1972 ###############

############### 50  ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS INTERNACIONAL 1972 ###############

,

,

############################## PANTEÃO DO BLOG ###########################

############################## PANTEÃO DO BLOG ###########################

********************************* NOSSAS VICES-MISS UNIVERSO ********************************

********************************* NOSSAS  VICES-MISS UNIVERSO ********************************