NOSSO CHAT


sábado, 27 de junho de 2009

ENTREVISTA EXCLUSIVA COM A MISS COLOMBIA 1965






REPÓRTER POR UM DIA PARA O "BLOG MISSES NA PASSARELA"
Por HERNANDO SANABRIA, de Colombia
Amigos:
Alguns anos atrás, talvez 6, eu estava deprimido e em meio a minha busca espiritual chegou as minhas mãos um anúncio de jornal para ensinar Reiki, uma disciplina de origem oriental da qual já tinha tido a sorte de ler alguns livros.
Eu liguei para o telefone para obter informações, pois desejava ter aulas no primeiro nível. Quando perguntei a moça com quem falava qual era seu nome, ela me disse: Maria Victoria Ocampo. Imediatamente veio a minha mente informações sobre a pessoa cujo nome estava associado e eu disse - me desculpe, minha senhora, você foi uma rainha da beleza? Sim, ela respondeu. Eu disse: Obrigado, nos encontraremos em breve.
Imediatamente eu peguei um livro nos meus arquivos que engloba todas as rainhas da beleza da Colômbia, desde a sua criação até 1994. Na verdade, ela havia sido candidata à Miss Colômbia 1964, sendo a representante da Colômbia no concurso Miss Universo 1965 no qual ela teve a sorte de entrar nas top 15.
Desde a minha primeira visita a sua casa , nos tornamos amigos e nos falamos por telefone, pois Maria Victoria é uma pessoa maravilhosa, única, e extremamente linda fisicamente e espiritualmente.
Desde esse tempo voltamos a nos encontrar, por vezes, para abordar a questão da reiki, e hoje, 19 junho de 2009 estou novamente em sua casa para fazer uma entrevista para o Blog Misses na Passarela do meu amigo Evandro Silva, isto é, vamos saber como foi a experiência dela como uma rainha da beleza.
Quando cheguei em sua casa, ela estava como sempre, magnífica, linda e doce. Quem não a conhece com certeza irá pensar que Maria Victoria deve ter cerca de 45 anos, pois continua muito linda.
Após conversarmos algumas coisas pessoais, mostrou-me um enorme arquivo de fotografias e recortes de jornais desde o tempo de seu nascimento ao tempo em que foi uma rainha da beleza e também depois de casada.
Gentilmente concordou em responder ao questionário enviado por Evandro, como segue:

Blog: Maria Victoria, como foi que a Sra tornou-se a representante da Colômbia no Miss Universo 1965?
MV: Em Novembro de 1964 participei como Miss Cartagena ao título de Miss Colômbia desse ano. Na verdade não estava muito consciente do que eu estava fazendo e tomei isso como uma experiência a mais ao participar desse concurso, além disso uma amiga e companheira de colégio também era candidata, Martha Cecilia Calero, ao final ela saiu vencedora apesar de eu ter sido a favorita do público. Já em Fevereiro de 1965, fui convidada a participar do Reinado Nacional do Folclore como Miss Bolívar, um concurso que foi realizado em junho, com o consentimento de meus pais. Eu me preparei muito, com dureza mesmo para o concurso ao longo de vários meses, porque era necessário ser acompanhado por uma banda musical e não tinha recursos financeiros para todos nós. Em maio de 65, ficou-se sabendo que aquela que ganhasse o título do Reinado Nacional do Folclore seria representante da Colômbia em Miami, pois a organização desse concurso era a detentora da franquia do Miss Universo aqui na Colombia. Em junho fui com a minha mãe para Bogotá, e de Bogotá para Ibagué, cidade que dali por diante seria a sede do concurso. No dia seguinte chegaram os componentes da minha banda que tiveram de arcar com as despesas do próprio bolso, e eu confiante dei o melhor mim em todos os desfiles e fui favorecidas pelos jurados. Quando cheguei a Bogotá, os detentores da franquia colocaram-me a faixa de rainhas das rainhas, o que me deu o direito de representar meu país no Miss Universo em Miami Beach.

Blog: Quando você tomou o avião para Miami, iam também algumas misses latino-americanas no mesmo vôo?
MV: Não, não, sòmente eu acompanha de meu pai.

Blog: Quando você chegou a Miami e viu as demais candidatas, tinha expectativas de ganhar?
MV: Na verdade não. Eu me senti como uma menina, como uma virgem no meio de tantas mulheres altas, bonitas e impactantes como Miss Dinamarca e Miss Brasil. O curioso é que quando estávamos todas reunidas pela primeira vez, eu admirava a beleza da Miss Dinamarca, e ela perguntou a minha acompanhante: “por favor pergunte a Miss Colômbia o que ela usa para ter uma pele tão bonita”. Eu a via como a mais bonita e ela me admirava também.

Blog: A competição durou quantos dias?
MV: 10 dias.

Blog: Quais as atividades realizadas durante todo este tempo?
MV: Nós fomos levadas para um parque aquático, o seaquarium, onde foram feitas fotografias em traje de banho; fomos também a várias festas, sempre em grupos e ninguém podia se aproximar de nenhuma de nós. Houve também o desfile pelas ruas de Miami Beach com as misses em carros conversíveis e além dos ensaios para a noite final das 8:00 horas da manhã até 17:00 horas da tarde.

Blog: A escolha das 15 semifinalistas aconteceu há quantos dias da final?
MV: Uma semana antes e as escolhidas foram afastadas das demais concorrentes, só nos vimos novamente na noite final. Durante esses dias fomos levadas a reuniões diferentes e pude notar que sempre nestas reuniões havia juízes camuflados entre os presentes, certamente para observar nosso comportamento.

Blog: O que você sentiu ao ouvir seu nome entre as 15?
MV: Eu me senti como se o tempo tivesse paralizado. E também uma grande responsabilidade por estar representando meu país e pensei em meus compatriotas que confiavam em mim.

Blog: A Sra concordou com o resultado do concurso? Quem merecia ganhar na sua opinião?
MV: Não estive de acordo, aliás nenhuma de nós, as misses latino-americanas. Para mim a vencedora deveria ter sido ou a Miss Dinamarca, Israel ou Brasil. Comentou-se que Apasra Hongsakula foi favorecida por questões de intercambio comercial entre os Estados Unidos e a Tailândia, o qual começou nesses dias, pois havia uma grande representação de diplomatas daquele país em Miami.

Blog: Na noite final, depois da eleição, qual foi a atividade?
MV: Todas nós fomos para o hotel dormir. Na noite seguinte houve o baile da coroação nas instalações da Cruz Roja.

Blog: Como ficou sua vida depois do concurso?
MV: Casei dois anos depois do concurso e tive 4 filhos. Eu estudei desenho e pintura, lingüística e literatura, gestão hoteleira e há 10 anos ajudo as pessoas com o meu mestrado em Reiki.

Blog: Seus filhos sabem da sua experiência como miss? Costuma falar com eles sobre isso?
MV: Quase nunca. Só com a minha filha, Maria Vitória, que também foi Miss Bolívar em 1993.

Blog: Depois de passados 44 anos, se pudesse voltar no tempo faria tudo de novo?
MV: Claro que sim. Porém, com uma melhor preparação.

Blog: Mantém algum contato com alguma miss daquele ano de 1965?
MV: Sim, com a Miss Peru, Frieda Holler, e durante muitos anos, estive com a Miss Porto Rico e Cuba Livre.

Blog: Ter participado do Miss Universo mudou alguma coisa em sua vida?
MV: Sim, eu entendo que, se você estiver preparada pode fazer muitas coisas para si mesma. Você pode ajudar outras pessoas. Além do que as portas se abrem para você, porque neste país somos rainhas por toda vida e as pessoas amam as suas misses.

Blog: Como a Senhora vê atualmente os concursos de beleza?
MV: 100% diferentes. As misses agora são mulheres mais conscientes do que são, da sua beleza e como utilizá-la. A competição em si mudou completamente, agora é totalmente comercial.

Blog: Qual é a sua opinião sobre a participação das mulheres no mercado de trabalho, concorda com a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres?
MV: Olha, na minha concepção as mulheres ganharam mas também perderam. Perderam no sentido de que não têm mais tempo para dedicar-se aos filhos, para dar-lhe uma educação apropriada e o amor que eles merecem. Além disso, a sua atividade profissional fez triplicar o seu trabalho: você tem que trabalhar fora, ser esposa, ser amante, ser mãe e dona de casa. Ganhou, no sentido de ter independência, ter seu próprio dinheiro e realizar seus objetivos de vida. Poder viajar, comprar tudo o que quiser e ter todas as qualificações que desejar.
Mas posso afirmar que hoje as mulheres têm de fazer tantas coisas ao mesmo tempo que merecem um monumento à sua tenacidade.

Terminada nossa entrevista, eu tenho de ir trabalhar. Agradeço aos meus anfitriões por sua grande bondade e me despeço dela e de seu amável esposo e até uma próxima oportunidade.
================================================================================
Quero agradecer a excelente entrevista feita pelo meu amigo Hernando Sanabria e mandar um grande abraço a Senhorita Colômbia 65, Maria Victoria Ocampo, pela boa vontade de haver respondido com tanta gentileza a esta entrevista. Diletos amigos do Blog esta foi a nossa primeira reportagem internacional e exclusiva! Abraços

11 comentários:

Anônimo disse...

...NOTA 1000 Evan!!! Maravilhoso e muito bem ilustrado!...Legal demais, vê-la no certame e atualmente e feliz, realizada como mulher e profissional! Muito, muito bom...Vc está mais uma vez e sempre de parabéns!!!
Vou ficar torcendo pelas próximas entrevistas e esperando que sejam com misses que se tornaram históricas, como Miss Curaçao 68, Miss Haiti 75, Miss Finlândia 69...é só sonho, mas, o seu blog é um caminho a mais pra que sonhemos e isso é muito prazeiroso...
Valeu Evan!!!

MARCIO LANDIN disse...

Excepcional. Uma bela colombiana, que fica conosco como um emblema através de vc! Realmente, concordo, foi 1000! Sempre tirando coelho da cartola e um belíssimo trabalho merece nosso aplauso.

ML

Anônimo disse...

Sem comentários...Parabéns mais uma vez ao meu amigo (e me orgulho mt por ser seu amigo)Evandro. Cada vez mais vc, Evandro, nos brinda com surpresas e nos mostra a simplicidade que lhe é peculiar, até quando desponta no cenário internacional, quando o assunto é MISS. Sei que essa é apenas a 1ª de uma série de entrevistas que vc fará, e só quem tem a ganhar com isso somos nós, seus amigos e admiradores, porque temos algo em comum, que substancialmente nos aproxima: o gosto em resgatar um passado glorioso das misses do nosso país e de todo o globo. Mais uma vez, parabéns! Torço por vc. BRUNO CASTRO/SALVADOR-BA.

Roberto Wagner disse...

Evandro esta entrevista é maravilhosa,me fez viajar no tempo e ver que Maria Rachel poderia estar no top 5.A quatro anos atrás fui a uma exposição de vestidos de Carmen Mayrink Veiga e encontrei Maria Rachel,que continua linda!!Obrigado por este momento com Miss Colombia.Abraços RW.

Hamilton Mota Mendes disse...

Evandro você sempre trazendo imagens bonitas das Misses,no caso Miss Colombia,Miss Brasil,Israel,etc...Também ví Maria Rachel ao vivo e ela é realmente muita bonita.Quanto a entrevista de Miss Colombia achei muito interessante e também fiz um curso de Reiki.Continue com a sua missão.Abraço Hamilton

Anônimo disse...

Ái, que 'dor de cotobelo'!Maravilhosa a entrevista, tanto pelo conteúdo quanto pela postagem aqui. Muito chique!As misses apontadas por Ocampo também foram as que estavam melhor na foto (rara e linda) do meio;acrescentaria a que está ao lado direito de Singapura(?) na última fila. parabéns, Evandro e ao nosso representante lá na Colômbia!

Anônimo disse...

O anónimo aí de cima sou eu, o JAP

Juju disse...

Evandro, duplo parabéns!!!
Pela raridade da entrevista e por encontrar um reikiano "via blog".
Prezado Hamilton Mota Mendes, eu tb sou reikiana. Prazer em conhece-lo!
Juju

Hamilton Mota Mendes disse...

Madame Juju que bom saber que você é da turma do Reiki,além do Reiki eu faço Eneagrama,voçê conhece?É o estudo das personalidades.Um abraço e muito prazer abraços Hamilton.

Anônimo disse...

numa das fotos ao lado vemos Miss MT, então aclamada pelo público , mas não tem a beleza de Maria Raquel e nem a postura (como já comentei, em foto anterior, Miss MT estava com postura horrível1);enquanto a MB 65 era apontada como uma das favoritas. Abraços, JAP

Juju disse...

Madame Juju foi ótimo!rsrsrs
Prezado Hamilton, já ouvi falar sobre eneagrama mas ainda não sei a respeito.
Jap, qdº Maria Rachel venceu o concurso MB eu era o q costumo chamar d bebe velho (crianças na faixa etária entre 2 e 4 anos), não vi o concurso. No entanto, sempre achei-a lindíssima e merecedora da coroa de MU daquele ano.
Mes amis, baisers para vcs e ótimo fim d semana.
Juju

PESQUISE QUALQUER ASSUNTO AQUI NO NOSSO BLOG

,

,

############## 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS BRASIL UNIVERSO 1972 #################

############## 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS BRASIL UNIVERSO 1972 #################
REJANE VIEIRA DA COSTA , MISS RIO GRANDE DO SUL e MISS BRASIL

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS UNIVERSO 1972 ##################

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA  MISS UNIVERSO 1972 ##################
KERRY ANNE WELLS, MISS AUSTRALIA e MISS UNIVERSO

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS MUNDO 1972 ##################

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS MUNDO 1972 ##################
BELINDA GREEN, MISS GRABRETANHA E MISS MUNDO

############### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS INTERNACIONAL 1972 ###############

############### 50  ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS INTERNACIONAL 1972 ###############

,

,

############################## PANTEÃO DO BLOG ###########################

############################## PANTEÃO DO BLOG ###########################

********************************* NOSSAS VICES-MISS UNIVERSO ********************************

********************************* NOSSAS  VICES-MISS UNIVERSO ********************************