NOSSO CHAT


sexta-feira, 29 de maio de 2009

MEU PRIMEIRO AUTÓGRAFO DE UMA MISS




Meus queridos amigos, quero dividir com vocês este momento maravilhoso que aconteceu comigo, através do meu amigo poeta Daslan Melo Lima. Muito obrigado a Martha Vasconcellos, nossa Miss Universo 68 pelo carinho que tem pelos seus fãs. Quero agradecer também a Daslan por ter servido de ponte, na verdade um anjo mensageiro, para que esse autógrafo chegasse até mim. Eis na íntegra a carta que Daslan enviou-me:
Evandro,

Acabei de chegar do Recife, onde passei a maior parte do dia ao lado de um ícone brasileiro: a deusa baiana Marta Vasconcelos, Miss Brasil e Miss Universo 1968.
Marta Vasconcelos, que reside há nove anos em Boston, está de ferias em Salvador e veio ao Recife com o objetivo de renovar o visto em seu passaporte. Marta desembarcou logo cedo no Aeroporto Internacional dos Guararapes Gilberto Freyre e foi recebida pelo jornalista Fernando Machado e Tânia Spinelli Voogd, uma das grandes damas da sociedade pernambucana. Do aeroporto, o pessoal foi ao Consulado Americano, onde Marta recebeu um tratamento digno de uma majestade. Christopher Del Corso, cônsul dos Estados Unidos, sabia tudo sobre Marta e tratou-a como rainha.

Enquanto isso, eu e Mucíolo Ferreira ficamos no Shopping Boa Vista, imediações do Consulado Americano, aguardando o telefonema do Fernando Machado que passaria com Tânia e Marta para almoçarmos no Bar 10, o alinhado restaurante do Caxangá Golf & Country Club. Vale salientar que Roberto Macêdo, missólogo e jornalista baiano, grande amigo da nossa Miss Brasil 68, foi o mediador desse encontro. Mucíolo, Fernando e Tânia cuidaram das boas vindas e convidaram-me para integrar-me ao grupo.

Quando eu e Mucíolo entramos no veículo da Tânia, tive a impressão de estar vivendo um sonho. Ali, ao meu lado, estava uma das mulheres mais belas do mundo. Levei de Timbaúba várias revistas do meu acervo que trazem a imagem de Marta nas capas. Foi mágico rever aquelas páginas tendo ao lado a nossa última Miss Universo. Pedi que ela autografasse para você uma publicação da CARAS.

Marta é serena, meiga, elegante e inteligente. Transmite carisma, classe, categoria e um elevado grau de humanismo e simplicidade. Não é à toa que ela foi agraciada recentemente com um prêmio da WBF, Women’s Bar Foundation, por seu trabalho como Supervisora do Programa de Violência Doméstica para a área de Boston da ONG MAPS, Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers .

No Caxangá Golf & Country Club, Miguel Braga, coordenador do Miss Pernambuco, Adriano Maia, coordenador, e Marcos Sales, professor do curso de moda da Faculdade Maurício de Nassau, reuniram-se a nós. Às 15 horas, saímos do Caxangá, pois Marta teria que repousar um pouco e comparecer depois a um aniversário de uma amiga de Tânia e Fernando. Às 20 horas, Marta precisaria estar no aeroporto para retornar a Salvador.

Evandro, meu amigo, vivi nesta última quarta-feira de maio de 2009 uma realidade com gosto de sonho, um daqueles sonhos que superou alguns dos meus sonhos mais ousados.
Vou transformar tudo isso em material sentimental para a próxima secção Sessão Nostalgia do meu blog PASSARELA CULTURAL, www.passarelacultural.blogspot.com.

Um grande abraço.

Daslan Melo Lima, direto de Timbaúba, Pernambuco, às 20 horas de 27/05/2009.

13 comentários:

Anônimo disse...

...olha Evandro, Martha Vasconcelos é assunto que eu não discuto...apenas contemplo extasiado, eu simplesmente acho que essa moça/mulher/mãe e profissional é uma escolhida da vida...uma deusa, mas, um ser humano!... e pelo que parece um gde ser humano...Que bom, isso serve para fechar a boca de meia dúzia de detratores dos concursos de Miss...gente burra e alienada tem em todas as áreas... e Martha, soberaníssima, está provando que é linda, É Miss Universo e é gente nota 1000...Ela é a minha MU preferida e o privilégio que seu amigo teve, é pra guardar do lado esquerdo do peito e na alma, pq queridos, se eu visse esta mulher de perto eu não conseguiria nem falar...Foi assim qdo vi Martha Rocha...ela me olhou eu a olhei e desmontei...acho que ela esperou um aceno, um boa noite, porém não saiu nada, ela deve ter pensado que eu era doido!...Martha a gente te ama e vc ainda vai ser muitas vezes premiada e, Gaetaaaaaaaaaaaa, o que estão esperando pra fazerem uma homenagem digna a Martha e a Ieda hein!???????...Hilton

DASLAN MELO LIMA disse...

Marta é uma pessoa iluminada. Ela tem aquele algo mais que a diferencia dos seres humanos normais.
Eu diria que ela é leve, que flutua, e que não faz esforço algum para se destacar porque é parte de uma luz especial.
Eu vivi uma realidade com gosto de sonho e levarei esse momento mágico durante toda minha caminhada, por toda minha vida.

Daslan Melo Lima

J. Botafogo disse...

Esta semana fui surpeendido, ao ler o site Miss News, do jornalista baiano Roberto Macedo e ler que a bela Martha Vasconcellos, "Miss" Universo 1968, tem como seu nascedouro a cidade de Recife.
Martha, cuja beleza como todos nós sabemos, encheu o nosso país de orgulho ao eleger-se no ano do AI-5 a mais bela mulher do mundo. Precisávamos dessa vitória, vivíamos coagidos por um governo ditatorial, comandado pelo general Médici, época de grandes atrocidades envolvendo personalidades políticas (vide o recém falecido Márcio Moreira Alves), artistas e cidadãos comuns, que se externassem seus pensamento e fossem contrários aos métodos do ditador, seriam punidos com prisões, torturas e até mesmo levados ao extermínio. Mas não estou aqui para falar de política, quem quiser se inteirar mais sobre os momentos atrozes desse ano, indico o livro "1.968-O Ano Que Não Terminou" de Zuenir Ventura.
Esta brasileira, ao conquistar o trono da beleza, era uma professora do chamado hoje Ensino Fundamental e não se contentando em ser uma simples educadora, foi em frente, partindo em busca de novos conhecimentos, e já numa idade madura, mudou-se para os USA, onde formou-se em psicologia e hoje, como cita Evandro,trabalha como Supervisora do Programa de Violência Doméstica para a área de Boston da Ong MAPS, sendo recentemente premiada por seu trabalho em prol das mulheres violentadas em seus respectivos ambientes. Martha Vasconcellos, mulher de fibra, não deitando nos seus louros, e hoje dignifica muito mais o Brasil pelos seus feitos magnânimos e humanísticos. Muitas glória ainda virão pela respeitabilidade do seu trabalho.

J. Botafogo disse...

Desculpem, no final lê-se: Martha Vasconcellos, mulher de fibra, hoje dignifica muito mais o Brasil... Muitas glórias...
Muito obrigado!
Abraços.

Juju disse...

Ainda q não fosse Miss, Martha Vasconcelos chamaria atenção pelo seu rosto, ou melhor, pelos seus olhos. Não falo da beleza física (inquestionável)mas do jeito de "gente do Bem" q ela transmite através do olhar.
Muita Luz no caminho dela, sempre!
Juju

DASLAN MELO LIMA disse...

Naquele período, em entrevista à imprensa, Marta desmentiu com muita diplomacia uma notícia veiculada na coluna social de João Alberto, do jornal Diario de Pernambuco, de que teria nascido no Recife.
Marta Vasconcelos disse mais ou menos assim:
"Seria uma honra também ser pernambucana, mas nasci na Bahia."
Durante o nosso almoço, na quarta-feira passada, no Caxangá Golf & Country Club, Mucíolo Ferreira relembrou esse assunto e Marta falou que tinha uns parentes distantes que nasceram em Pernambuco.

Anônimo disse...

Acho que parente em Pernambuco todos nós temos; pois o Brasil "começou lá".O nome da região era Brasil, também, não é? Puxa vida, entrar num carro com a MU68 dentro e ao lado, é para morrer! concordo com Hilton, eu ficaria congelado, abobado, boquiaberto, babado, aloprado e ainda pareceria mal-educado! que experiência!Que relato ! Dá para se emocionar. De todos os elogios e verdades,associo o meu ao de Juju: Do bem! obrigado, Evandro e Daslan, por esses momentos. Outro ponto que chama a atenção, é que não há concorrência entre admiradores-blogueiros.Que beleza,que civilidade!enquanto, tantos trabalham contra os concursos, nem que seja com críticas descabidas, a gente vê esse passeio de amizade e elegância. Parabéns! quanto à homenagem às MsU,sou totalmente a favor, principalmente pela distância que estamos do título. Acrescentaria uma homenagem póstuma à Nossa MU 1930 , em que o concurso teve 30 participantes, enquanto, no mesmo ano nos EUA acho que só teve 9. Abraços, aos colegas e parabéns a todos pela bela participação! JAP

Anônimo disse...

Daslan, querido...vc teve a experiência que muitos de nós gostaríamos de ter, não só pela fantasia e mistério que se forma em torno de uma miss(ainda mais uma mulher que vence todos os certames que participa)mas, também pela singeleza com que ela(Martha) se apresenta ao mundo. Não posso saber se Martha é na intimidade, a pessoa que nos passa a sua imagem pública...todavia, concordando com Juju, seus olhos são esclarecedores de sua alma. sei que muitas vezes ela deve ter se cansado dessa história de ser Miss Universo, e até se esquecido do fato. Normal...só que pra quem acompanha e vibra com os certames...é difícil não vê-la como rainha, como soberana, como aquela que está realizando o sonho de milhares, ao receber um títuilo internacional. Bem lembrado aqui o fato da época em que ela foi eleita. Estávamos no chão...e ela (e não só ela) nos fez sonhar...valeu! Não pensem que o fato de uma miss vencer no estrangeiro alienou o povo...sabíamos bem o que estávamos passando, porém, aliviou...nos fez desenfocar o pensamento pra um "Ufa!" que nos repôs as forças...Època dura, muito difícil pra tantos...É isso, é esse o valor que vejo naqueles que apesar dos pesares, se impuseram e fizeram a imagem de um Brasil machucado se apresentar melhor....Muitos anos ainda teríamos que aguentar aquela situação...e Martha seguiu seu caminho...e nós, também, o nosso....Felicidades a ela e não nos esqueça, que lembre sempre que ela é importantíssima para milhares de pessoas como eu que à época tinha 15 anos e delirou de alegria... um sonho dividido com tantos brasileiros...oprimidos, reprimidos e infelizes que mesmo por um instante, sonharam que eram lindos, fortes e importantes,...donos do Universo...Obrigada Martha...Legal demais Daslan...
Hilton

MARCIO LANDIN disse...

Todos aqui já falaram tanto, que alguma coisa que eu disser já está complementado. Eu descobri Martha Vasconcellos em fotos, pelos bloggers, entre esses o Misses na Passarela. Fico lisongeado, por ser brasileiro, por ser admirador da beleza brasileira em seu mal alto grau, e nisso vejo os olhos lindos de Martha Vasconcellos em 1968 e sua beleza que ficou em registro no MU. Não foi à toa que venceu tantos concursos, até chegar a Coroa da mulher mais bela do Universo. Sim, de olhar simples, onde diz que ser Miss é mais que uma coroa ou apenas um desejo egocêntico! Beleza está nos olhos de quem vê, mas também no interior de quem a transmite. E essa beleza foi o elo que conduziu essa mulher belíssima a conquistas maravilhosas. Até mesmo, como já disse antes, no Carnaval do Rio de Janeiro em 1969, que nao temos fotos, quando o Salgueiro venceu o Carnaval a homenageando. Hoje a vemos mais laureada que antes, madura e bela, simples porém. Simples como o mais belo dos seres humanos. E para quem diz que pés de miss não é bonito, aí fica a marca registrada dela, nos pés e nas belas pernas. Um abraço. A imagem dela assim como eu vejo agora, é a que melhor a retrata, tão bom seria que essa imagem estivesse lá no site do MU, para provar como o Brasil conquistou sua segunda e preciosa coroa.

Anônimo disse...

Com a Martha, que me perdoem as demais, não tem pra ninguém: ELA foi, continua e será a mais bela mulher do Universo, de tds os tempos. Meu amigo Evandro se diz o fã "number one"...Eu me conformo em ser o "number two", mas sou baiano, ela tb, que tal se a gente invertesse essas classificações, Evandro? rsrsrsrsrsrs....Brincadeira, Evandro sabe que tô brincando. Parabenizo vc por mais esse artigo sobre a RAINHA DA BELEZA UNIVERSAL. Parebéns pelo blog, a cada dia vc se supera mais. Um forte abraço a vc e a tds aqueles que, como eu, apreciam os Concursos de Miss (especialmente os mais antigos, que eram mais levados à sério, com belezas naturais). BRUNO CASTRO (Salvador-BA).

ML disse...

Bruno, tb sou de Salvador, BA e quando revejo fotos que somente pessoas como Evandro, J. Botafogo, e outros tem das antigas misses, tb acho as mais belas, e as atuais através dos comentários, confirmo o que vc falou dela. E não sei em que lugar me coloco em relação a ser fã dela...mas concordo, não dá pra dizer que não queira um lugar de destaque...rs. Martha Vasconcellos é realmente bela, e descobri isso, pouco a pouco, revendo esses sites. Concordo com vc...amigo!

Anônimo disse...

Para o meu conterrâneo M.L.:

Que bom que concorda comigo, amigo. Tive a oportunidade de ver pessoalmente MARTHA VASCONCELLOS aqui em Salvador. Lembro bem da 1ª vez que a vi: Ia passando no Corredor da Vitória e notei um aglomerado de pessoas, repórteres, cinegrafistas de câmeras em punho e pensei? O que terá acontecido por ali? Será um acidente? me aproximei, dando uma de curioso (que somos tds, heheheh) e sabe o que era: Eras a BAIANA MAIS BELA DO UNIVERSO que estava saindo na portaria de um edifício e a imprensa já estava lá, tds os paparazzi de plantão. pronto, foi o bastante para eu "paralisar" literalmente: Ali, à minha frente, se realizava um grande sonho que acalentei por mts anos: Me deparei com aquela mulher alta, cabelos louros, olhos infinitamente verdes e um sorriso farto, atendendo a tds, um por um, com presteza e hmildade. Nunca me esqueci disso. Eu me "acotovelei" mas vi de perto MARTHA VASCONCELLOS, a baiana mais linda de tds os tempos! Abraços.

Anônimo disse...

Para o meu conterrâneo M.L.:

Que bom que concorda comigo, amigo. Tive a oportunidade de ver pessoalmente MARTHA VASCONCELLOS aqui em Salvador. Lembro bem da 1ª vez que a vi: Ia passando no Corredor da Vitória e notei um aglomerado de pessoas, repórteres, cinegrafistas de câmeras em punho e pensei? O que terá acontecido por ali? Será um acidente? me aproximei, dando uma de curioso (que somos tds, heheheh) e sabe o que era: Eras a BAIANA MAIS BELA DO UNIVERSO que estava saindo na portaria de um edifício e a imprensa já estava lá, tds os paparazzi de plantão. pronto, foi o bastante para eu "paralisar" literalmente: Ali, à minha frente, se realizava um grande sonho que acalentei por mts anos: Me deparei com aquela mulher alta, cabelos louros, olhos infinitamente verdes e um sorriso farto, atendendo a tds, um por um, com presteza e hmildade. Nunca me esqueci disso. Eu me "acotovelei" mas vi de perto MARTHA VASCONCELLOS, a baiana mais linda de tds os tempos! Abraços.

(BRUNO CASTRO - SALVADOR/BA)

PESQUISE QUALQUER ASSUNTO AQUI NO NOSSO BLOG

,

,

############## 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS BRASIL UNIVERSO 1972 #################

############## 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS BRASIL UNIVERSO 1972 #################
REJANE VIEIRA DA COSTA , MISS RIO GRANDE DO SUL e MISS BRASIL

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS UNIVERSO 1972 ##################

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA  MISS UNIVERSO 1972 ##################
KERRY ANNE WELLS, MISS AUSTRALIA e MISS UNIVERSO

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS MUNDO 1972 ##################

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS MUNDO 1972 ##################
BELINDA GREEN, MISS GRABRETANHA E MISS MUNDO

############### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS INTERNACIONAL 1972 ###############

############### 50  ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS INTERNACIONAL 1972 ###############

,

,

############################## PANTEÃO DO BLOG ###########################

############################## PANTEÃO DO BLOG ###########################

********************************* NOSSAS VICES-MISS UNIVERSO ********************************

********************************* NOSSAS  VICES-MISS UNIVERSO ********************************