sexta-feira, 13 de março de 2009
SEXTA-FEIRA 13 E O CONCURSO DE MISS BRASIL
A Sexta-feira no dia 13 de qualquer mês, é considerada popularmente como um dia de azar.
O número 13 é considerado de má sorte. Na numerologia o número 12 é considerado de algo completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 signos do zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerado um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) tem-se o mais azarado dos dias.
Esta superstição pode ter tido origem no dia 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.
Outra possibilidade para esta crença está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira 13, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico.
Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por crucificação e Judas provavelmente por suicídio.
Além da justificativa cristã, antes disso existem duas outras versões que provêm da mitologia nórdica que explicam a superstição. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça.
Segundo outra versão, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Da Escandinava a superstição espalhou-se pela Europa.
Em relação ao concurso Miss Brasil nunca aconteceu numa sexta-feira 13 apenas em duas ocasiões o certame realizou-se num dia 13, o de 1980 em 13 de junho e 2002 em 13 de abril. Será que a superstição explica o destronamento de Joseane Oliveira? Claro que não! Ela havia casado antes de ser eleita Miss Brasil. Abraços
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Muito bonita a "Miss" Brasil 1980, infelizmente ela fora a última representante brasileira eleita pelos Diários Associados, já decadente, assim como o concurso, não recebendo os devidos cuidados que uma candidata a "Miss" Universo deve ter no certame, chegando ao país onde se realizou o evento bem acima do seu peso.
Um abraço.
Lembro de Eveline quando no concurso posterior: uma beleza de rainha! Miss SP 80 tinha semelhança física com ela, acho que ficou em 2° lugar. Quanto à Joseane,ontem li uma entrevista de Gislaine MB 2003, muito interessante, vale à pena, no site Grau 10, em que vê sempre o lado positivo do fato: pois Joseane deu mais visibilidade ao concurso; isso é fato! Abraços, JA
Postar um comentário