NOSSO CHAT


sexta-feira, 14 de março de 2014

MISS BRASIL UNIVERSO 83 - UMA VITÓRIA INESPERADA


Diletos amigos e amigas, tudo bem com vocês? Nesta época de baixa temporada dos concursos de miss, vamos aproveitar para saber mais sobre os resultados e rever as fotos das candidatas. Atendendo pedido do nosso amigo e comentarista do Blog, LUCAS, vamos fazer uma releitura do concurso Miss Brasil Universo 83, realizado em São Paulo. A 30ª edição do concurso foi realizada em São Paulo, no Palácio das Convenções do Anhembi, no dia 11 de junho de 1983. Eram 27 candidatas representando os 26 Estados mais o Distrito Federal, dentro do esquema montado pelo SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), onde as misses classificadas na fase inicial, competiam em três etapas - Prova de Simpatia, Beleza Plástica e a chamada Prova de Elegância (desfile de Gala). Até aí, tudo bem, havia  transparência com a exibição das notas de todas candidatas, nos moldes do Miss Universo. Em 1983 as doze semifinalistas do concurso foram :
Miss Alagoas - Eveline Braga
Miss Bahia - Silvana Marback  Magno Batista
Miss Ceará - Ana Cláudia Soares Cavalcante
Miss Fernando de Noronha - Débora Proença de  Moura
Miss Goiás - Jacqueline Marie Campos de Oliveira
Miss Mato Grosso do Sul - Denize Demirdjian
Miss Minas Gerais - Mariza Fully Coelho
Miss Piauí - Mirza dos Santos Melo
Miss Rio de Janeiro - Kenny Neoob de Carvalho Castro
Miss Rio Grande do Sul - Rejane Heiden
Miss Santa Catarina - Geni Clair Book
Miss São Paulo - Jimena Franco Carmelo
Houveram as três etapas seguintes, conforme o painel com notas das 12 semifinalistas, para então ser anunciado as cinco finalistas (Top 5). Neste ponto já acontecera algo inusitado, em vez de 5 finalistas houvera um empate na 5ª colocação entre as Misses Bahia, Santa Catarina e São Paulo. O júri se pronunciou verbalmente e houve outro empate entre as Misses Santa Catarina e São Paulo. Então ficaram seis Misses para votação final pelo júri (composto de 12 pessoas, entre as quais o atleta João do "Pulo", XUXA, Adriana Alves de Oliveira (Miss Brasil Universo 81), a coreógrafa do concurso Joyce, o cabeleireiro Jassa, João Dória Júnior entre outros).
As notas das 6 Finalistas:
Miss Mato Grosso do Sul - 287 pontos
Miss Rio Grande do Sul - 274 pontos
Miss Fernando de Noronha - 272 pontos
Miss Minas Gerais - 258 pontos
Miss Santa Catarina - 254 pontos (5 votos dos jurados)
Miss São Paulo - 254 pontos (5 votos dos jurados)
Depois as seis candidatas desfilaram perante o júri para a votação final, sendo os votos colocados em envelopes e entregues por Sílvio Santos a cada uma.  Sílvio Santos faz as mesmas piadas dos anos anteriores, talvez na maior inocência, sem se preocupar com "possíveis armações" dos bastidores do concurso. Sílvio Santos abre primeiro o envelope de Miss Santa Catarina, seguido das Misses Fernando de Noronha, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e por último o da Miss São Paulo (Jimena Franco ficou sentada no trono de Miss Brasil). Eis as notas finais:
Miss Santa Catarina - 4ª Colocada (88 pontos)
Miss Fernando de Noronha - 5ª Colocada ( 85 pontos - recebendo duas notas 2)
Miss Rio Grande do Sul - 3ª Colocada (92 pontos)
Miss Minas Gerais - Miss Brasil Universo 83 ( 96 pontos)
Miss Mato Grosso do Sul - 2ª Colocada (95 pontos - recebeu uma nota 1)
Miss São Paulo - 6ª Colocada ( 79 pontos)
Então, minha gente não houve nenhum mistério no concurso, tudo muito claro, documentado e gravado ao vivo, venceu a mineira Mariza Fully Coelho, que não era a grande favorita, por um único ponto de diferença. As francas favoritas eram as Misses Mato Grosso do Sul e  Rio Grande do Sul, seguidas de Miss Fernando de Noronha e Miss Minas Gerais. O jurado que deu aquela "nota 01" para Miss Mato Grosso do Sul foi o grande vilão naquela noite, que muitos especularam que poderia ter sido da Xuxa, da Adriana Oliveira ou mesmo da finada Joyce, mais isso ninguém jamais saberá. Mariza Fully Coelho foi uma Miss Brasil maravilhosa, muito digna e representou com muita garra a mulher brasileira no Miss Universo 83, realizado em St Louis, Missouri. Após 15 anos, em 23 de novembro de 1998 faleceu num acidente de carro na cidade de Manhuaçu/MG. Mariza deixou duas filhas, Paula do casamento com Pedro Sabino e Laura com o compositor Carlos Colla. Mariza Fully Coelho atualmente brilha na constelação dos anjos do Senhor! Bom final de semana para todos

11 comentários:

João Batista Herculano disse...

Discrição perfeita, pois eu estava no Anembi e assisti este festival de empates, alias todos os Concursos de Miss Brasil realizados em São Paulo sob o comando do Silvio Santos eu os assiti e das candidatas por quem torci a unica que venceu foi Deyse Nunes pois eu ja a conhecia desde o concurso em que foi eleita Rainha das Piscinas de Porto Alegre. Eu estava em Porto Alegre fazendo uma estagio na matriz da empresa em que eu trabalhava e tive a maior felicidade de ser apresentado a Deyse Nunes, conheci tambem pessoalamente Vera Maria Brauner Miss Brasil 1961 que Deus a levou, pois para mim Vera Maria Brauner e Maria Olivia Revouças foram e são as mais belas Misses Brasil da Historia dos concursos realizados ate agora.
Abraços
JOÃO HERCULANO

Vera Lúcia disse...

Adorei saber os detalhes do concurso que elegeu Mariza Fully Coelho a Miss Brasil 1983. Vamos ter mais retrospectivas como essa Evandro, de outros certames?
Forte abraço a você a todos os amigos do blog.

Anônimo disse...

Todas as honras a Mariza, mas o resultado não foi justo. A beleza estonteante da sulmatogrossense talvez tenha despertado inveja entre algumas das juradas. Assim que pisou em São Paulo todos já aclamavam Miss MS como a nova Miss Brasil. Mas esta nota "01" lhe custou o título. Se houvesse uma nota mínima como "05" por exemplo, essa injustiça não aconteceria. DENISE DERMIDJAN, se é esse mesmo o nome correto, era uma mulher deslumbrante, morenice das mulheres matogrossenses como olhos verdes que cincilavam. Outra muito linda era a gaúcha, uma verdadeira beleza de boneca. Recordo que no momento do resultado final, houve impasse, alguns com caras perplexas, sem acreditar no que acontecia. Mas como já disseram, Mariza soube nos representar e era dona de uma energia contagiante.

Lucas - Curitiba-PR

Anônimo disse...

Lembro bem desse concurso, assisti pelo SBT. A mineira não era a favorita, mas venceu. Parabéns, Evandro pela bela retrospectiva, contada aqui de forma detalhada e minunciosa. (Eu sou o DINDO, da Bahia).

Anônimo disse...


Alo Evandro!

Estou de volta ao blog depois do maravilhoso Carnaval no Rio de Janeiro, do qual fui vice-campeão pela Série-A, justamente desfilando na Escola de Samba Estácio de Sá, na mesma ala em que estaria o saudoso Hamilton Monta Mendes. Sobre o Miss Brasil de 1983, o joão Herculano já disse tudo. Fez uma ótima análise. Todavia vale um lembrete: a competição estadual que elegeu a Miss São Paulo não foi feliz na escolha da Jimena. O equívoco já começou com a não eleição da Miss Butantã, a maravilhosa Maristela Grázia, um dos rostos mais bonitos que já vi na história dos conncursos de miss. O resto, foram coisas nebulosas que aconteceram nos bastidores dos estúdios da TVS que envolvendo maracutaias protagonizadas pela coordenadora nacional do Miss Brasil, Marlene Brito(só vencia o Miss Brasil quem ela queria) que respingaram na finada Joyce. quando o Sílvio Santos apurou os fatos, após muitas e muitas denúncias, demitiu Marlene Brito e varreu o concurso do SBT. Abraços a todos,

Muciolo Ferreira

Anônimo disse...

Eu torci pela Miss São Paulo, lógico, mas teria ficar muito satisfeito também se a Miss Mato Grosso do Sul, mas ganhou a de Minas e também não esperava. O pior do concurso naquele ano foi o júri que não soube votar.

Unknown disse...

Nem eu, mineiro, acreditava que MG venceria. Mas soube representar o Brasil dignamente, estava linda em todas as etapas do Miss U, mas não se classificou entre as 12 semifinalistas. É a minha Miss MG do coração, tinha um carisma e uma vibração contagiantes.

Anônimo disse...

Uma pena a vitória de Marisa Coelho em 1983. É claro, vale o que está escrito, mas foi a Miss Brasil mais fraca que vi concorrer no Miss Universo. Sem a mínima condição.

Unknown disse...

Desculpe, mas com todo o respeito à memória de Mariza, aquela nota 01 recebida por Denize não teve o menor cabimento. Realmente não foi um mistério porque ficou evidente tratar-se de um "recurso" (o único possível) para impedir a eleição da sul matogrossense e favorecer a mineira. Isso não invalidou nem desmereceu a vitória de Mariza, até porque a regra permitia o referido "recurso", mas evidentemente maculou a lisura daquela edição do concurso. Uma pena...

Unknown disse...

Falou tudo! Aquela nota 01 recebida por Denize foi um despropósito injustificável. Embora permitido pela regra, não deixou de ser uma "manobra" visando impedir a eleição da Miss MS e favorecer a mineira. Sem desmerecer a vitória de Mariza, essa foi umas das maiores injustiças já cometidas na história do concurso.

Unknown disse...

Ana Elisa Flores, sua sucessora, conseguiu um desempenho e uma classificação ainda piores. Em 84 a injustiçada foi Suzy Rego.

PESQUISE QUALQUER ASSUNTO AQUI NO NOSSO BLOG

,

,

############## 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS BRASIL UNIVERSO 1972 #################

############## 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS BRASIL UNIVERSO 1972 #################
REJANE VIEIRA DA COSTA , MISS RIO GRANDE DO SUL e MISS BRASIL

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS UNIVERSO 1972 ##################

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA  MISS UNIVERSO 1972 ##################
KERRY ANNE WELLS, MISS AUSTRALIA e MISS UNIVERSO

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS MUNDO 1972 ##################

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS MUNDO 1972 ##################
BELINDA GREEN, MISS GRABRETANHA E MISS MUNDO

############### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS INTERNACIONAL 1972 ###############

############### 50  ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS INTERNACIONAL 1972 ###############

,

,

############################## PANTEÃO DO BLOG ###########################

############################## PANTEÃO DO BLOG ###########################

********************************* NOSSAS VICES-MISS UNIVERSO ********************************

********************************* NOSSAS  VICES-MISS UNIVERSO ********************************