NOSSO CHAT


sábado, 14 de janeiro de 2012

YOLANDA PEREIRA - MISS UNIVERSO 1930




Caríssimos amigos, desejo alegrias e felicidades para todos neste final de semana! Atendendo ao pedido do nosso amigo JOÃO HERCULANO, hoje vamos prestar uma bela homenagem póstuma a YOLANDA PEREIRA, nossa Miss Brasil e Miss Universo 1930 (chamado de "Concurso Internacional de Belleza", sem qualquer vinculação com o atual concurso de Miss Universo). Vamos rever um pouco da história desse evento realizado na cidade maravilha do Rio de Janeiro em setembro de 1930.

Yolanda Pereira (Pelotas, 16 de outubro de 1910 - Rio de Janeiro, 4 de setembro de 2001) foi a primeira brasileira a conquistar o título de Miss Universo, em 1930, embora este título não seja reconhecido oficialmente pela Miss Universe Organization nem tenha qualquer ligação com ele.
A história do título vem dos anos 20 do século passado, quando existia um concurso internacional de beleza nos Estados Unidos chamado International Pageant of Pulchritude (Desfile Internacional de Beleza) e concedia o título de 'Miss Universo' à vencedora. Esta edição de 1930 foi realizada paralelamente no Brasil, criada por brasileiros, ao mesmo tempo da edição norte-americana, que era realizada em Galveston, no Texas. Ele foi motivado por uma revolta de brasileiros com a não-classificação de Olga Bergamini, a brasileira participante do concurso de 1929, o que os levou a criar seu próprio evento. Este concurso, assim como o de Galveston, porém, não faz parte das estatísticas, não é oficializado pelo Miss Universe Organization, nem tem qualquer relação com ele. Oficialmente o Brasil possui apenas duas Misses Universo (assim como os EUA só possuem sete), Ieda Maria Vargas em 1963 e Martha Vasconcellos, eleita em 1968.

A primeira etapa das conquistas de Yolanda , o título de Miss Pelotas, foi conquistado através do sufrágio popular, tendo ela sido a candidata mais votada, com 4.202 votos. Em Porto Alegre, concorrendo com as demais candidatas, sagrou-se Miss Rio Grande do Sul, em concurso patrocinado pelo extinto jornal Diário de Notícias.
Na então capital federal, o Rio de Janeiro, embora não alimentasse esperanças de vitória, ela foi escolhida como a Miss Brasil.
O concurso internacional, à parte do de Galveston, foi realizado no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, com o nome de International Beauty Contest. O país tinha seus jurados em desvantagem, e o resultado final estava na dependência dos jurados europeus, sendo que a favorita era a Miss Portugal. Mas a escolhida foi Yolanda. Em agosto de 1930 (algumas fontes indicam o dia 7 de setembro) Yolanda foi proclamada Miss Universo. O parecer da comissão julgadora levou em conta quesitos como beleza, graça, equilíbrio, proporção, formas e distinção. Os jurados também estiveram atentos ao tipo étnico e à visão do conjunto.
O promotor do concurso era o vespertino carioca A Noite, a quem Yolanda concedeu a primeira entrevista, falando de sua surpresa pelo resultado. Disse que não esperava, que não alimentava tal ambição, e que apenas se preocupava com o desejo de desempenhar da melhor maneira possível o papel de Miss Brasil.
Yolanda morreu com 90 anos, no Rio de Janeiro. (Dados extraídos da http://pt.wikipedia.org/wiki/Yolanda_Pereira).

14 comentários:

Anônimo disse...

É sempre bom revivermos nossa Histporia e homenagear a mulher brasileira, linda Yolanda Pereira, uma outra época e outros tempos. Foi bom ter contado aqui como se deu aquele concurso denominado de Miss Universo e como ele surgiu. E lá estava o Brasil brilhando também. Aproveitando a deixa elogiu as fotos do concursos de 70 e os lindos adereços do Miss Universo com aquela coroa que amamos. Norma passou a Ieda esta coroa que veio a ser do Brasil em 1963 e em 1968. Gostaria de pedir ao nobre amigo caso seja possível que apesar de não ser Miss, existe uma mulher no Brasil já anciã e linda, ela é TONIA CARRERO, carioca, linda linda carioca dos anos 50, anteriores ao Miss Universo que veio acontecer em 1954. Uma lnda atriz que anda afastada das telinhas, mas que tem fãs como eu dessa linda brasileira e linda mulher. Mandarei fotos para seu e-mail. Estou convicto que no Brasil tem mulheres belíssimas.

MARCIO LANDIN

Anônimo disse...

Caro Evandro
Que maravilha a seu relato a respeito de Iolanda Pereira, tinha certeza que esta postagem feita por voce ía esclarecer muitas duvidas e nos dá muitas informações corretas.
Fiquei muito feliz por esta postagem no MISSES NA PASSARELA BLOGGER o exemplo de seriedade e elegancia, seu blog para mim é o melhor no assunto miss, pois nas sua redações sentimos o carinho, o amor e a firmeza que voce nos transmite - acho que voce escreve com a alma ! Que maravilha !
Meu amigo muito obrigado por esta postagem Iolanda Pereira e por todas que voce faz.
Muito Obrigado
Abraços
JOÃO HERCULANO

J. Botafogo disse...

É bom quando encontramos pessoas, que apesar de não terem conhecido Yolanda Pereira (eu não a conheci),vivido no auge do seu sucesso, param para reverenciá-la sabendo o muito que esta gaúcha, numa época remota dos anos 30, representou para o Brasil.
Sobre Tônia Carrero, muito bem lembrada pelo nosso amigo Márcio Landin, fora uma grande estrela, na sua quinta - essência, representando com a sua infinita beleza a sétima arte brasileira e em seguida brilhando na telinha da TV. Nas minhas andanças pelo nosso país, cheguei a conhecer algumas personalidades brasileiras no auge da sua plenitude e glamour, duas foram além das minhas expectativas: Tônia Carrero e Martha Rocha.
Abraços.

P.S.: Helga, Joujoux, Márcio Landin, Hamilton, RW, Hilton, Japão, Veroca, Mamba Negra,... desculpem os outros não citados, não deixem de dar uma olhada no Rendas & Rainhas e deixar lá os seus comentários, está uma "belezura". Grato.

Anônimo disse...

Lindinha,a Yolanda!De noiva está demais!O vestido tbm.que chique!Gosto muito daquela época.

Anônimo disse...

Botafogo:de vez em quando vou lá maravilhar meus olhos.Como disse Hilton,não se tem tempo nos concursos atuais.Resta-nos assistir aos vídeos,quando vão ao Youtube,e fotos.Quero acrescentar e,aproveitando o coment de Botafogo,O Miss Universo de 30,teve mais competidoras (15) do que o concurso dos EEUU do mesmo ano (só 3 estrangeiras).De alguma forma os concursos anteriores têm a ver com os atuais,pois foram a origem,desde o século XIX.Voltando ao assunto do vestido de noiva de Yolanda:acho incrível essa moda tão diferente! (daqueles tempos anteriores a II Guerra).Por falar em guerra,Stalone está no Rambo III.Marimar continua firme na sua vingança...e a nova novela da CNT está dando um olé nas brasileiras,tirando as roupas e tudo (como as da Globo),mas,muito mais atual."Dona Bárbara" se foi... Abraços carnavalescos do Japão!PS:"Ela é fã da Emilinha...e do César de Alencar...".PS2:confetes.PS3:serpentinas.Chanchadas da Atlântica e Vera Cruz,com Zé Trindade,hahaha!Otelo!hhhaaaaaaa!Quem viu e vê,sabe o que é.

João Batista Herculano disse...

Permita-me meu caro amigo EVANDRO passar para o nosso amigo MARCIO LANDIM o meu blog "HERCULANO E AS ESTRELAS" lá eu fiz uma postagem com TONIA CARRERO de quem tambem sou fã de carteirinha. O site é: jbhomegaeventos.blogspot.com - espero que os nossos amigos de MISSES NA PASSARELA BLOGGER visitem os meus blog e deixem lá seus comentarios, criticas e sugestões que serão bem aceitos.
Desculpe-me por ocupar o seu espaço com questões pessoais, garanto que não repetirei kkkkkkkkkkkk.
Abraços para voce e para todos os nossos amigos do Misses na Passarela Blogger

Anônimo disse...

Japão, meu amigo, acho que vi todas as chanchadas, inclusive uma que eu considero a melhor:"Carnaval no Fogo". Como no Brasil nada importa, não se tem mais cópias de muitas delas, um tesouro que se foi, quem viu, viu, quem não viu...Sim, os concursos estão rápidos e semelhantes demais, inclusive o Miss Universo se aproximou muito(demais pro meu gosto) do padrão do Miss Mundo, uma pena...Traje Nacional? Esquece, ninguém consegue vê-los...Tá ficando muiiiiito chato...porém tenho esperanças na Band, vamos aguardar e tentar pressionar, se não querido amigo...Espero que a Band não convoque Amélia Begas pro juri do Miss Brasil e deixew fora as nossas misses...Que vergonha, será que não teve um brasileiro que dissesse e informasse ao sr. tramp(sempre em minúsculas, é claro)que no Brasil há vivíssimas duas maravilhosas Misses Universo? Que droga de assessores hein! Brasil, toma vergonha...não se deixe tratar desta forma...Hilton

Hamilton Mota Mendes disse...

Uma bela homenagem a Yolanda Pereira, a nossa primeira Miss Universo, concurso realizado no Rio de Janeiro. Há mais ou menos uns cinco anos atrás ,vi uma exposição de fotos sobre este concurso no hall do Edificio Avenida Central na Av Rio Branco aqui no Rio. As fotos belissímas, é uma pena que isto não seja divulgado e não tenha uma curadoria para promover mais eventos desse naipe. Vivemos num país totalmente desmiolado(isso mesmo, uma nação sem memória) que não preserva suas coisas boas e o tempo todo imita o que de pior tem nos Estados Unidos e Europa.Agora a bola da vez é a China ( um horror). Voltando ao asunto Miss,acho Yolanda muito bonita ( uma beleza de época) e a mesma lembra muito nessas fotos a ex primeira dama já falecida ,também gaúcha, D.Yolanda Costa e Silva que era muito bonita quando jovem.Evandro continue postando essas fotos antigas principalmente as em preto e branco que tanto gosto. Saudações vascainas e um abraço em todos vcs da Confraria Misses.Hamilton.

H.Miguel disse...

É uma pena o MUO não considerar esses concursos anteriores a 2ª Guerra Mundial. Me lembro que ano passado fiz uma homenagem a ela (Yolanda Pereira) no meu blog. Recentemente criei um post sobre o Miss Universo 1931, em que a Miss Duchateau, da Belgica venceu. É sempre bom saber um pouco mais do passado para melhorarmos o futuro, dê uma passadinha lá, www.missuniversoebeleza.blogspot.com

Anônimo disse...

Saber do passado para melhoramos o futuro!É isso aí,Miguel,sabedoria começa cedo.Fui lá conferir Mlle.Duchateau.A beleza daquela época é bem diferente da atual.Yolanda,mesma,falava que não se usava maquiagem.lembro de uma reportagem em jornal a respeito dos concursos e aparecia as candidatas ao Miss RJ de 1930.Que bonitinhas,aquelas candidatas!Mostrava Miss Ipanema,Flamengo e o conjunto das candidatas.Abraços, Japão

Hamilton Mota Mendes disse...

Me parece que tbém foram Miss Brasil a Didi Cahier e Zezé Leone .Tinha até a loção Zezé. Meu falecido pai sempre falava neste nome (Didi Cahier) como Miss Brasil. Acho que foram Misses nos anos l0 ou 20. Alguém já viu falar nelas?Hamilton

J. Botafogo disse...

Hamilton, sendo eu interiorano, muito vi a venda da "Loção Zezé" sendo vendida, à retalho, nas quitandas (loja varejista para quem não sabe), estou usando um vocabulário bem caboclo, não fui passageiro do Titanic, porém tenho uma ótima cultura rural da qual muito me orgulho.
Nunca ouvi falar de Didi Cahier, só sei que a primeira "Miss" Brasil fora uma francesa, Haidée...
Abraços.

Hamilton Mota Mendes disse...

Obrigado Botafogo pela informação, pode ser que meu pai tenha confundido miss com alguma atriz da época. Mas é nítida na minha memória esse nome Didi Cahier como tendo sido miss Brasil ou algo parecido.É uma pena que não posso "confirmar" com ele, a não ser "espiritualmente" (rsrsrsrsr).De qualquer maneira confio muito nas suas informações. Hamilton.

Misses na Passarela disse...

Meu querido HAMILTON, complementando a informação do nosso expert em missologia J. Botafogo, a título mais subsídios, veja a matéria publicada aqui no nosso Blog sobre as "Misses de Ontem" - - publicado em 14/05/2008. É a informação mais confiável, pois foi fruto de inúmeras pesquisas. Abraços
PS: você pode pesquisar aqui no Blog colocando - "Misses de Ontem".

PESQUISE QUALQUER ASSUNTO AQUI NO NOSSO BLOG

,

,

############## 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS BRASIL UNIVERSO 1972 #################

############## 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS BRASIL UNIVERSO 1972 #################
REJANE VIEIRA DA COSTA , MISS RIO GRANDE DO SUL e MISS BRASIL

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS UNIVERSO 1972 ##################

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA  MISS UNIVERSO 1972 ##################
KERRY ANNE WELLS, MISS AUSTRALIA e MISS UNIVERSO

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS MUNDO 1972 ##################

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS MUNDO 1972 ##################
BELINDA GREEN, MISS GRABRETANHA E MISS MUNDO

############### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS INTERNACIONAL 1972 ###############

############### 50  ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS INTERNACIONAL 1972 ###############

,

,

############################## PANTEÃO DO BLOG ###########################

############################## PANTEÃO DO BLOG ###########################

********************************* NOSSAS VICES-MISS UNIVERSO ********************************

********************************* NOSSAS  VICES-MISS UNIVERSO ********************************