NOSSO CHAT


domingo, 26 de julho de 2009

MISS BRASIL 1989 - BELEZA TAMBÉM É CULTURA





Diletos amigos, encerrando a "era Sílvio Santos" com a reportagem da revista Manchete, cujo desenrolar teria sido esta eleição uma guerra de foices entre o Sul maravilha e o charme nordestino. Quem assistiu o concurso percebia que Sílvio Santos torcia abertamente por Adriana Conceição Colin e tão pouco dera crédito para Flávia Cavalcante, ao abrir seu envelope de notas em primeiro lugar. Flávia sofreu a cada vez que Sílvio abria um novo envelope das demais finalistas, foi realmente emocionante e assim foi até o final vencendo a Miss São Paulo por um voto de diferença! Todos acham que Ceres Sessim Ribeiro foi a grande injustiçada da noite mas esquecem que em 1990 ela tentou o Miss Brasil Beleza Internacional no Ilha Porchat e perdeu para Ivana Carla Hubsch. Outro ponto que marcou o Miss Brasil 89 foi que a revista Manchete preferiu colocar em sua capa o transexual Roberta Close, posando com um cetro, a meu ver, uma atitude equivocada do editor da revista. Meus agradecimentos aos meus grandes colaboradores J. Botafogo e Daslan Melo Lima pela gentileza de cederem imagens dos seus preciosos acervos. Abraços

14 comentários:

Anônimo disse...

Então, esse concurso foi em que participou minha preferida Miss BA!De fato,o corpo da MB é mais harmônico.pensei que o título ficaria com Miss PB,a preferida do público.Abraços, Japão.

Hilton disse...

...essa menina paulista é uma das que tomam parte dos concursos, locupletam-se deles- gostou JAPÃO?- e depois sai por aí pedindo pra ninguém falar ou lembrar do fato...Eu hein!...Bobagem Adriana, vc é linda e sempre será miss SP 1989...Abraço a todos.

Vera Lúcia disse...

Obrigada Evandro, por me fazer reviver os melhores anos da minha vida com as reportagens sobre as misses Brasil da "era Sílvio Santos".
Abraços a todos.

MARCIO LANDIN disse...

Amigos, faço minhas as palavras acima e nesse espaço tenho prazer e honra de participar. Evandro, ao reviver a Era SS, revivi o período da maioria aqui. Um privilégio. Repito, não sou "missólogo", diria "interessado". Chegou 1989, e Flávia Cavalcanti veio divina! Nessas horas sentimos aquele arrepio, e soltei o grito entalado na garganta que me fez silenciar no ano anterior (1988) É Nordeste, É Ceará! Hoje, com todo o respeito à Miss São Paulo que era bela, falou ali as origens do meu sangue. Questões consanguíneas tem valor e não se discute e... era a "baiana" descoberta por "Vasconcelos" e radicada no vizinho Ceará. E me senti como as palavas de uma comentarista em CD gravado do Miss 68: "vingava a derrota de 1954". Desta vez era a de 1988...Flávia representou esse Estado dos verdes mares admirado por todos nós, terra de Iracema. Tenho carinho, como também tive o sentimento nordestino de torcer por Vanessa em 2007, porque quem admira o belo o vê diante dos seus olhos. Coincidência ou não, se repetia, dando o destino selado às Vanessas o que as cartas do sul haviam traçado. Nós aqui, em 2009 celebramos o MB que admiramos e aprendemos com pessoas do nipe de Evandro e J. Botafogo, JP, Heliana Tenuta de Goiás, Francisco, Daslan, Hilton, Vera e os demais a admirar sempre! O Brasil é maravilhoso, porém o Nordeste revelou tantas beldades do nipe de Martha Rocha (1954), Emília Correa (1955), Maria Olivia Rebouças (1962), Martha Vasconcellos (1968) Martha Jussara (1979), Flávia Cavalcanti (1989) e agora Larissa Costa (2009). Todas elas humildes, cumpriram todas as etapas, sem o "aparato" de outras. Cada uma a seu modo, não voltaram ao Brasil de "mãos vazias". Ou foram Semifinalistas, ou ganharam Traje Típico ou marcaram o MU de forma gloriosa, inesquecível.

A todas essas mulheres nordestinas, de cada um dos 9 estados, que fazem do programa SS o que é, nosso humilde respeito, nossa devoção, porque são mulheres batalhadoras, que conquistam o seu dia a dia, na luta e na honra sem "desonrar" jurados ou usarem "sapatos mais altos" para complementarem o que para elas é belo por natureza. Se portaram como rainhas.

Boa sorte a MBU 2009 e feliz semana a todos!

Anônimo disse...

bom dia evandro,apesar de ceres ter novamente ficado em segundo lugar no miss brasil internacional,isso não lhe tira os méritos do miss brasil 89 onde se destacou e liderou todas as etapas,sendo prejudicada visivelmente por causa da miss são paulo,ceres não tinha o rosto clássico e nem olhos claros,mas era linda ao vivo,tinha uma ótima passarela e um dos corpos mais perfeitos q já pisou a passarela do miss brasil...giovani becker

Anônimo disse...

É, Giovani tem razão.Não é porque se perdeu em um concurso que se valida o resultado de outro.De fato Miss RS era muito bonita dentro dos padrões desse referido concurso que, para mim, assim como outros desse período, pouco apresentou de beleza real.Bem diferente dos deste ano 2009.Para mim, o resultado mais lógico seria Miss PB ganhar, pelo agrado ao público.Miss BA era, para mim, a mais bonitinha, mas nenhuma eu poderia dizer que era linda!Paraíba, sim, mas com o rosto muito cheio.Talvez se perdesse alguns kgs ficasse no ponto.Achei um disperdício de beleza.Lembro da simplicidade do palco;parecia um concurso amador,mas o importante é fazer o torneio, manter,o quanto possível esse desfile e cultura que envolve.Afirmo que MB89 está mais bonita hoje.Bem mais.Abraços, Japão ps:Hilton, você locupletou...hahahaha, gostei!

Misses na Passarela disse...

Caros amigos Giovani e Japão: não quis dizer e nem o mérito da Miss RS 89, apenas comentar para os que acham que ela foi injustiçada em 89 também teria sido em 90, afinal ficou desta vez em 2º lugar. Uma coisa é certa: quando uma moça fica insisitindo sempre em conquistar um título de beleza das duas uma, ou ganha na 2ª vez ou então acaba nem se classificando nas demais. Abraços

Anônimo disse...

Foi a quarta vitória da Bahia, ao lado de MARTA ROCHA, MARIA OLÍVIA REBOUÇAS e MARTHA VASCONCELLOS. A Flavinha, mesmo baiana que é, representou dignamente o nobre estado do Ceará e simplesmente desbancou as "favoritas" do Sílvio Santos, como as Misses SP e RS. Essa foi pra lavar a alma!

MARCIO LANDIN disse...

Concerteza, a História é caprichosa, revela mesmo no pó, na areia, debaixo do solo coisas maravilhosas, alegrias, culturas antigas, mas também tem o poder de trazer à tona vestígios que fazem da História um elemento primordial na vida das pessoas. E realmente recuperar a História das Misses é tb fazer esse garimpo, pois bem nesse momento, surgiu a quarta baiana de que já falei em outro comentário, e surgiu leve e feliz como um sonho e uma glória que não demorou 14 (54-68) ou 41 (68-09), ou ainda, só 1 ano (88-89) e pela própria História tirou o segundo lugar do SBT há alguns anos.

Anônimo disse...

em relação à Ceres, sei, que um segund concurso poderia confirmar uma derrota mas não tira o valor de outro (se foi injustiça).É muito relativo, ou melhor, subjetivo.Cers, no vídeo, era mais bonita, mas como falei, nenhuma, para mim tinha Aquelea Beleza.Talvez, com falei, Miss PB se fosse mais esbelta.Faltou-le preparo ou,mesmo, interesse.Abraços Japa

Anônimo disse...

Infelizmente Vanessa foi indisciplinada ao que Joyce colocou em questão,segundo a visão de vocês, mas Joyce não disse o nome de
Vanessa abertamente.A menos que Miss BA tivesse declarado.É isso que eu quero dizer. Abraços, Japa

Anônimo disse...

Para JAPA:

Analise bem, meu caro JAPA: se estava na mão de Joyce o voto que decidiria o MISS BRASIL e na disputa estavam VANESSA BLUMENFELD (Bahia) e ISABEL CRISTINA (Santa Catarina), a que vc acha que ela fez referência, isto é, para quem a própria Joyce direcionou o comentário, naquele instante decisivo do certame? Não precisava refletir muito para achar a resposta , não é mesmo?

Anônimo disse...

Ah, não sabia que só estavam as duas.Nesse caso,desculpem minha falha.Pensei que estivessem 3 na final.falou!Abraços, Japa

Anônimo disse...

Não gosto dessa Miss Brasil...
Era a paulista na cabeça, pois tinha padrão internacional!
Lembro-me que muitos radialistas falaram que ganhou a miss "páscoa" , pelo tamanho dos dentes ! ...fraca .

PESQUISE QUALQUER ASSUNTO AQUI NO NOSSO BLOG

,

,

############## 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS BRASIL UNIVERSO 1972 #################

############## 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS BRASIL UNIVERSO 1972 #################
REJANE VIEIRA DA COSTA , MISS RIO GRANDE DO SUL e MISS BRASIL

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS UNIVERSO 1972 ##################

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA  MISS UNIVERSO 1972 ##################
KERRY ANNE WELLS, MISS AUSTRALIA e MISS UNIVERSO

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS MUNDO 1972 ##################

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS MUNDO 1972 ##################
BELINDA GREEN, MISS GRABRETANHA E MISS MUNDO

############### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS INTERNACIONAL 1972 ###############

############### 50  ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS INTERNACIONAL 1972 ###############

,

,

############################## PANTEÃO DO BLOG ###########################

############################## PANTEÃO DO BLOG ###########################

********************************* NOSSAS VICES-MISS UNIVERSO ********************************

********************************* NOSSAS  VICES-MISS UNIVERSO ********************************