NOSSO CHAT


domingo, 2 de novembro de 2008

MISS BRASIL 1988 - ISABEL CRISTINA BEDUSCHI




Amigos e frequentadores do Blog, nosso comentarista JA (seria esta sigla José de Andrade, de SP?) pediu e resolvi atendê-lo em face dos inúmeros comentários naquele post da série tira-teima de 87. Espero que vocês gostem do texto, aliás uma colaboração de dois grandes amigos, Daslan e Lourivaldo.


ISABEL CRISTINA BEDUSCH – MISS BRASIL UNIVERSO 88
Por Daslan Melo Lima e Lourivaldo Soares

No ano em que a nação comemorava o centenário da abolição da escravidão, uma catarinense de Blumenau chamada Isabel foi eleita Miss Brasil 1988, dezenove anos após Vera Fischer e onze depois de Ingrid Budag, suas conterrâneas, terem conquistado o cobiçado título. O concurso realizado no dia 08 de abril de 1988, no Teatro Silvio Santos, São Paulo, foi apresentado pelo saudoso Murilo Nery, chamado para substituir Silvio Santos, que não teve condições de apresentar o concurso por problemas nas cordas vocais. Isabel Cristina Beduschi, loura de olhos azuis, 19 anos, estudante secundarista, filha de mãe descendente de alemães e de pai descendente de italianos, tinha concorrido ao Miss Blumenau e achando-se injustiçada pelo júri disputou o título estadual pela cidade vizinha de Gaspar, onde residiam alguns parentes dela. Isabel, que desde pequena colecionava tudo que era publicado sobre misses na revista Manchete, declarou ao ser eleita que estava realizando um sonho de infância. A emissora reapresentou o concurso no dia seguinte, dentro do Programa Sílvio Santos. Em 2005, 17 anos depois, uma prima de Isabel também seria eleita Miss Santa Catarina e Miss Brasil, Carina Beduschi. Isabel foi a única Miss Brasil da "era Sílvio Santos" eleita por voto nominal. No desempate entre a loura baiana e a loura catarinense, a coreógrafa Joyce Kermann, falecida em 27/05/2006, justificou sua escolha dizendo que votava naquela que tinha demonstrado um melhor entrosamento e que no passado havia acontecido problemas por conta de comportamento, o que deu a entender que Joyce descartava a vitória de Vanessa Blumenfeld Magalhães Victal, sobrinha do político Antônio Carlos Magalhães, então Ministro das Comunicações, por causa de alguma falha em seu comportamento durante o concurso. A observação deu margens a muitas especulações e gerou muita polêmica.

Naquele ano, o SBT dispensou a tradicional contagem de pontos, realizada no último bloco do programa, procedimento que não era comum para os padrões de então do Miss Universo. O resultado final ficou assim:
Miss Brasil 1988: Isabel Cristina Beduschi - Miss Santa Catarina;
2° lugar: Vanessa Blumenfeld Magalhães Victal - Miss Bahia;
3° lugar: Lara Lúcia Fonseca de Mattos - Miss Minas Gerais.
As semifinalistas foram as misses: Espírito Santo - Josiane Duarte Godoy; Goiás - Cristiane Corrales Ferreira; Mato Grosso - Míriam Barreto Gouvêa; Paraíba - Madeleine de Vasconcelos Braga; Paraná - Karla Cristina Kwiatkowski; Pernambuco - Ana Maria Guimarães, a primeira negra a ser eleita Miss PE e que depois se tornaria modelo internacional, desfilando em Milão, Itália; Rio Grande do Sul - Denise Schmitz São João; Rio de Janeiro - Simone Martins Bork e São Paulo - Dalcilene Aparecida Galani. A Miss Simpatia foi Karla Cristina Kwiatkovski, Miss Paraná, que dois anos depois seria coroada Miss Brasil Mundo.

Deise Nunes, Miss Brasil 1986, e o cabeleireiro Jassa, também presentes na comissão julgadora, votaram em Miss Santa Catarina e Miss Bahia, respectivamente. Ao justificarem seus votos, Deise disse que Isabel Cristina Beduschi era uma gata e Jassa afirmou que seu voto era de Vanessa, Miss Bahia, a quem ele considerava a nova Martha Rocha. Em 1988 foi a última vez que o território de Fernando de Noronha, representado por Eva Márcia de Carvalho Raja Gabaglia, participou do certame. Cinco meses depois, em 14/09/1988, com a denominação de Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, deu-se sua incorporação ao estado de Pernambuco.

Pela única vez, o SBT permitiu que todas as 27 misses pudessem desfilar em trajes de gala e de banho (maiô). O excesso de desfiles fez com que a Miss Brasil do ano anterior, Jacqueline Meirelles, abreviasse sua despedida do reinado, sem direito a número musical, como era de praxe. Em 1988, a emissora deixou de apresentar concursos estaduais dentro do Programa Sílvio Santos. A tarefa passaria a ser exclusiva das afiliadas locais, como a TV Itapoan, da Bahia, hoje ligada à Rede Record; TV Jornal, de Pernambuco e a TV Alterosa, de Minas Gerais. Ao contrário do ano anterior, nenhuma banda de rock esteve entre os convidados do Miss Brasil 1988. A produção abriu espaço para nomes mais identificados com o público infanto-juvenil, apesar de ser um evento de horário nobre, exibido às 21h30. Léo Jaime entrou no palco após o show de abertura cantando o hit “Conquistador Barato”, tema de abertura da novela Bambolê, que a Rede Globo acabara de exibir na faixa das 18h. Após a apresentação das misses em trajes de gala, a cantora Patrícia Marx, já desligada do grupo Trem da Alegria, apresentou seu primeiro sucesso solo, “Festa do Amor”. Após o encerramento da prova de banho com maiôs Catalina, a dupla Jairzinho e Simony apresentaram a música “Bem”.
Antes de ir para o Miss Universo, realizado em Taipé, capital de Taiwan, no dia 23 de maio, Isabel Cristina concorreu com nove candidatas e ganhou o Miss Sudamerica 88, em Lima, Peru, levando também o troféu de melhor traje típico. No Miss Universo, Isabel chorava muito com saudades dos pais e do Brasil, o que talvez tenha contribuído para não ter obtido classificação naquele Miss U que teve quatro finalistas orientais e uma mexicana, saindo vencedora a tailandesa Porntip Nakhirunkanok.
(Fonte: texto publicado no Voy 185349 (MbonB), escrito por Daslan Melo Lima e Lourivaldo Soares, na minha série “As Belas de Ontem”)
Fotos: Vídeo captura do concurso Miss Brasil, gentilmente cedido por J. Botafogo.

9 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal!Haha! merece ainda mais espaço.É difícil escolher. De fato PE, SC e BA estão bem equiparadas; e Ainda Miss Paraná que foi eleita MBM. ainda tem Miss ES, SP, RGS. O perfil de BA e MG desfaforecem. O maiô era horrível! dando um desenho ao corpo...Acho que este concurso foi o que mais suscitou comentários. ainda voltaremos a ele. Graças ao Landim. Mas, acho que talvez Joyce não tivesse referido a ninguém que imaginamos; talvez tenha se decidido pela mais disciplinada entre tantas 'igualdades'. É uma opção muito válida. Vou aos vídeos...abraços, JA

Anônimo disse...

Evandro, estás um "expert" em foto captura. Dificilmente notamos, ou melhor, se não dissesses, eu jamais poderia imaginar que estas fotos são frutos da tua arte. Parabéns!
Abraços.

Anônimo disse...

Lembrando: Leila Schuster 2° lugar no MBM ganho por Miss Paraná Karla Kwiatkowski. Abraços, JA

Anônimo disse...

O modelo do maiô em 1988 usado pela Miss Tailândia o corte é bem valorizado. Em questão de "bom comportamento" e do fato de ser "sobrinha" de Antonio Carlos ou de Bianca Rocha ser "sobrinha" de Martha Rocha, os problemas de bastidores ficaram evidentes na falta de segurança lá em Taiwan, um mau comportamento que não se espera de uma representante do Brasil que se ausenta de seus familiares e de seus entes queridos para um trabalho importante. Pena que isso tenha ficado somente agora evidenciado. Como disse antes, não tinha cohecimento do descredenciamento do MMB por SS e sim do MU que não levou representnte como ficou conhecido aqui. Somente após a verificação dos fatos, vemos que mais que questão de baixa audiência ou questão de falta de concurso na época certa aconteceu. E nisso ficamos depois de 1989 sem Miss Universo/Brasil. Houve de fato uma falha no cumprimento de um requesito rígido: a escolha por contagem de pontos pela opinião nominal que decidiu aquele concurso. Quanto à Bahia, esteve presente como disse antes no Miss Brasil em 1989 pelo viés de outro Estado e venceu. Sobre o comportamento desta, ganhou em traje típico, representando o estado que disputou o Miss Brasil. A História é caprichosa.

Mirian Barreto disse...

O programa foi todo gravado.. É regra em todos os concursos.. Todas as entradas por ordem alfabética... Pq a miss Mato Grosso foi a primeira ser chamada nas 12 finalistas? A miss Bahia ficou em segundo lugar.. PERGUNTO.. O M VEM ANTES DO B? Gostaria de ver na íntegra o concurso miss Brasil 1988. Pq cortaram a entrada das 12 finalistas.. Alguém tem o vídeo? Pfffff coloque no YouTube.. Pq lá cortaram a chamada das 12 finalistas

Unknown disse...

É estranho para uma moça, que disse tanto querer ser Miss Brasil e quando consegue isso, não se esforçar para fazer o Brasil ser classificado. Já era de ela imaginar que ser Miss tem suas tarefas e obrigações, sendo uma delas ficar longe da família. Acredito que muitas vezes nosso país não consegue bons resultados por conta desse tipo de comportamento. Lá não há espaço para quem fica chorando.

Mirian Barreto disse...

Porque no YouTube cortaram o vídeo quando as 12 semifinalistas foram chamadas?

Mirian Barreto disse...

Estado de Santa Catarina ... Vcs cortaram no YouTube a entrada das 12 semifinalistas do miss Brasil 1988, porque? O que tem lá para ñ mostrar?

Mirian Barreto disse...

Estado de Santa Catarina ... Vcs cortaram no YouTube a entrada das 12 semifinalistas do miss Brasil 1988, porque? O que tem lá para ñ mostrar?

PESQUISE QUALQUER ASSUNTO AQUI NO NOSSO BLOG

,

,

############## 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS BRASIL UNIVERSO 1972 #################

############## 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS BRASIL UNIVERSO 1972 #################
REJANE VIEIRA DA COSTA , MISS RIO GRANDE DO SUL e MISS BRASIL

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS UNIVERSO 1972 ##################

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA  MISS UNIVERSO 1972 ##################
KERRY ANNE WELLS, MISS AUSTRALIA e MISS UNIVERSO

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS MUNDO 1972 ##################

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS MUNDO 1972 ##################
BELINDA GREEN, MISS GRABRETANHA E MISS MUNDO

############### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS INTERNACIONAL 1972 ###############

############### 50  ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS INTERNACIONAL 1972 ###############

,

,

############################## PANTEÃO DO BLOG ###########################

############################## PANTEÃO DO BLOG ###########################

********************************* NOSSAS VICES-MISS UNIVERSO ********************************

********************************* NOSSAS  VICES-MISS UNIVERSO ********************************