quarta-feira, 25 de abril de 2012
A DIVERSIDADE DOS TRAJES TÍPICOS DAS MISSES BRASIL UNIVERSO
Diletos amigos e amigas, tudo legal com vocês? Semana passada tivemos a data de aniversário do Descobrimento do nosso país e lembrei-me da frase de Pero Vaz de Caminha - " nesta terra, em se plantando tudo dá..." quando escreveu ao Rei de Portugal contando sobre o descobrimento. Ali, logo no início da nossa certidão de nascimento escrita por Pero Vaz de Caminha já estava vislumbrado a grandeza do Brasil, o nosso apogeu físico e, por assim dizer a nossa diversidade cultural. Nossas representantes mostraram ao mundo que não temos apenas uma vestimenta típica, temos inúmeras indumentárias, apesar de, quase sempre a organização do concurso Miss Brasil impunha à nossa Miss fosse caracterizada de baiana ao Miss Universo. A primeira que levou algo diferente foi a gaúcha Maria José Cardoso em 56, com uma fantasia de "prenda". Nesta postagem coloquei as Misses Brasil dos anos 60, porque nesta década tivemos uma grande inovação na criação dos trajes típicos usados pelas Misses Brasil na passarela de Miami Beach, Flórida. Abraços
Assinar:
Postar comentários (Atom)
9 comentários:
Evandro, foste muito feliz com esta postagem, trajes típicos bonitos ressalto os de Gina MacPherson, Ieda Vargas e Vera Fischer, apesar de ter ganho o primeiro lugar em Miami,não gosto do de Sílvia Ramasco. Infelizmente o traje típico mudou o seu objetivo (mostrar o costume caracterizando cada país), o importante hoje na "Trumpolândia" é mostrar uma fantasia a la o carnaval brasileiro, perdeu a sua essência, lembro-me bem do traje típico de Jacqueline Meirelles, outro primeiro lugar no MU, mais parecia um destaque de escola de samba. O que poderemoa fazer? Nada, é uma competição entre países mostrando a sua "beleza" ao mundo. No Brasil além das citadas pelo autor do post, temos uma infinidade de vestuário identificando a nossa terra. Só para exemplificar alguns: mucama, sinhazinha, escreva, agricultor e tantos outros.
Abraços.
Belíssimos trajes!
Os meus preferidos são de 1963,1967,1968 e 1969.
Linda postagem Evandro, parabéns!
Nelson os que vc citou são os melhores... mas gosto também do de Gina em 196O. E parabéns pelo post.
Hj no traje típico vale a criatividade, a visibilidade e o elemento da essencia do que representam podem perder o valor do passado. Mas mesmo alguns de hoje ainda prevalesce a essencia. O que existe de polemico hoje é a criatividade por criatividade e sem essencia com o popular na essencia. Vemos o de 2008 da venezuela foi inovador, criativo, visibilidade boa pela cor, mas unico e era real na cultura venezuelana. O mesmo valeu para Jimena Navarrete, que simbolizava as coisas mexicanas, com toque na visibilidade. Isso é o que importa o mundo do abstracionismo exagerado nao encanta jurado no MU.
MARCIO LANDIN
Alô Evandro
Quando puder, por favor, postagem da nossa gloriosa PRISCILA MACHADO, a terceira mais linda do universo. Fotos e imagens de seu reinado como a mais linda brasileira e a terceira mais linda do universo. Carismática, talentosa, lindíssima, com as medidas mais que perfeitas. Está cumprindo com categoria seu reinado. Parabéns PRISCILA.
Gosto muito das baianas estilizadas de Gina e Stael.Vera Fischer linda de camponesa. O nosso país é de uma diversidade a toda prova, mas acho que " a baiana" ficará para sempre no nosso imaginário.Pode ser que Carmen Miranda tenha tido influência nesse quesito e o Mundo todo conheceu o Brasil através da Pequena Notável.Hamilton.
Yeda e Vera Fischer, trajes típicos com "gosto" de Brasil...e temos tantos outros trajes típicos lindíssimos como ressaltou J Botafogo. Porem, acho que se perdeu em algum lugar o significado de um traje típico.
Juju
Caro Evandro
Na minha opinião em toda a Historia do Miss Brasil só foram destacados dois trajes tipicos: 1961 a belissima "Baiana" apresentada por Stael Maria Abelha e tambem em 1961 a beleza da "Baiana" apresentada por Vera Maria Brauner no Miss Beleza Internacional de onde voltou com a segunda colocação e em seguida assumiu o Miss Brasil.
Olha Evandro não sei se voce concorda comigo, mas no percurso do Miss Brasil de 1954 a 2011 não existe foto mais bela do que a coroação de Maria Olivia Rebouças por Vera Maria Brauner em 1962 e eu estava lá e assisti tudo ao vivo. Maravilha ...
Abraços
JOÃO HERCULANO
Nos anos 60, gostei muito dos trajes típicos das Misses STAEL ABELHA (1961), MARIA OLIVIA REBOUÇAS (1962), IEDA VARGAS (1963)e MARTHA VASCONCELLOS (1968). Dos 04, destaco principalmente a baiana de STAEL ABELHA - na minha opinião, a mais estilizada e bonita! (DINDO, da Bahia)
O TT mais bonito:MB67!Claro que as baianas de 61 e 62 estão muito bonitas (elegantes),o gaúcho de 63 e a baiana de MV que,na época,achei muito bonita e diferente do que se costumava apresentar.Achei 'inovadora' a idéia da florista catarinense de Vera Fischer.Abraços, Japão
Postar um comentário