NOSSO CHAT


domingo, 22 de janeiro de 2012

MARTHA VASCONCELLOS - ASSIM SE FAZ UMA MISS


Diletos amigos, muita paz e alegria para todos!Como vocês já sabem, a minha "miss favorita" é Martha Vasconcellos, a rainha da beleza universal de 1968 e sempre procuro prestar-lhe homenagens. " Eu sei que quase toda miss fala a mesma coisa, mas comigo não foi diferente: tudo aconteceu de um momento para o outro e, quase de surpresa, eu me vi eleita miss". Martha Vasconcellos, recebeu o primeiro convite para participar de um concurso de beleza em 1966, no Clube de Bridge, em Salvador. Com os seus 18 anos incompletos, ela ainda nem pensava em desfiles. Havia o colégio de freiras, que lhe tomava muito tempo. "Além disso, eu ainda era bastante criança. O que queria mesmo era ir a festas, namorar o Reinaldo e nadar na praia do Farol da Barra. Sabe, eu sou apaixonada pela Bahia inteira, mas a Barra é o meu lugar preferido".
Este ano, o Clube de Bridge fez nova investida. "Logo no princípio, eu hesitei um pouco. Afinal, uma professora deve manter respeito aos alunos e eu ensino numa classe de 30 meninos de quatro a cinco anos. Depois, pensei melhor e cheguei à conclusão de que o concurso é uma coisa séria. Comecei a achar a idéia muito bacana, primeiro pelo movimento e pela projeção que me daria. depois pela própria experiência. Uma mulher, hoje em dia, não pode ficar alheia às coisas do mundo e um concurso, onde se encontrariam moças das mais diversas origens, na certa que me daria uma boa dose de experiências. Antes da escolha de Miss Bahia, eu fiz um cursinho de passarela e de correção de linhas na Socila de Salvador. Não foi dificil nem cansativo. No início, tudo correu muito bem, sem correrias. Mamãe me acompanhava ou então uma amiga nossa me seguia nos lugares que eu tinha que ir. Em Salvador, eu estava em casa". (texto extraído da revista F&F n° 391, de 01/08/68). Boa semana para todos! Abraços

25 comentários:

J. Botafogo disse...

Lembro-me quando de repente surgiu, na última hora, essa bomba no "Miss" Brasil arrebatando todas as candidatas favoritas inclusise a mim, pela sua beleza e pelo seu nome. Torci adoidado por ela, seria mais uma Martha baiana a levantar o estandarte da vitória para a Boa Terra; torcir adoidado por essa ruiva de olhos verdes (será mesmo ruiva de olhos verdes? Não tenho certeza) e no final daquela brilhante noite, após encerrar o concurso, dissera eu aos meus amigos, companheiros que comigo assistiam à grande festa: ela será imortal como a outra Martha, a Rocha.
Abraços.

P.S.: Japão, preciso de um favor seu, se confiar, dê o seu e-mail para Evandro, ele fará chegar ao meu conhecimento, caso contrário peça o meu.

Anônimo disse...

Pois é, nesse ano eu tinha na mente que miss Brasil seria Maria da Glória carvalho, sinceramente não acreditava que pudesse aparecer alguém com maior charme e elegância que a da carioca. Me sentei à frente do televisor emocionado como todo ano e...Miss Bahia, Martha Vasconcelos, passou a ser a minha favorita para todo e sempre. Linda, simples, carismática, educadíssima..."arrasou geral" pra ser bem popular! ouvi a final do MUniverso pelo rádio e Paulo Max dizia, acompanhando o resultado final: "Não creio que nenhuma das 4 outras finalistas possa roubar este título do Brasil, mas, temo miss Curaçao!" Pra alegria de Paulo e de todo Brasil...miss Curaçao ficou em segundo, pena,... quem sabe se ela aparecesse em outro ano, porém, diante daquele mulherão, não houve como. Conhecer Martha pessoalmente seria uma gde alegria pra mim, acho difícil, todavia, sonhar não custa nada...ainda! Hilton

Anônimo disse...

A verdadeira rainha da beleza universal. Só posso definir a minha conterrânea dessa forma. MARTHA VASCONCELLOS é sinônimo de perfeição. Só isso. Ah, Botafogo, à época dos concurso os cabelos dela estavam num tom "mel" , daí a impressão dela ser ruiva - o que ela não é. MRTHA é a minha preferida, não tenho como e nem porque esconder."...Bahia, os meus olhos estão brilhando, meu coração palpitando de tanta felicidade. És a rainha da beleza universal,minha querida Bahia,muito antes do Império foste a primeira capital... GRES SALGUEIRO-1969" Eu sou DINDO, da Bahia.

NELSON RAMOS JUNIOR disse...

Martha Vasconcellos está no meu top 05 das ganhadoras do Miss Universo. Lembro da primeira vez que assisti ao dvd que tenho do concurso e quanto me emocionei com sua reação ao saber que era a Miss Universo 1968.Ela será para sempre um símbolo de beleza, elegância e simpatia, um orgulho nacional.

Hamilton Mota Mendes disse...

Marta é sempre um colirio para os olhos.No post acima também as belas Ana Cristina e Carmen Silvia Ramasco. Bons tempos.Hamilton

JOÃO HERCULANO DE OLIVEIRA disse...

Sem sombras de duvidas Marta Vasconcelos é uma mulher lindíssima, Miss Bahia, Miss Brasil e Miss Universo 1968, mas a minha Miss Brasil preferida é aquela que foi Miss Bahia, Miss Brasil e 5ª colocada no Miss Universo 1962 - MARIA OLIVIA REBOUÇAS CAVALCANTE - no Maracananzinho em 1962 foi unanimidade nacional!
Abraços
JOÃO HERCULANO

Juceneuda P da Cunha disse...

Para mim, a grande Miss Bahia de todos os tempos, é a soteropolitana e maravilhosa Maria Eutymia Manso. Já é hora Evandro, de uma homenagem digna desta grande baiana injustiçada em l959.Juceneuda Peixoto da Cunha

wagner meloni disse...

Ola pessoas amadas gostaria de perguntar para todos se alguem tem noticias sobre os concursos nacionais pois a band falou que iria transmitir preparar a nova MB e depois não falou mais nada.
beijos
wagner

João Batista Herculano disse...

Acho meu caro Wagner que a Band só se interessa por estes programas ridiculos de humor - corremos o risco da Miss Universo Brasil 2012 ser eleita na véspera do Concurso Miss Universo - em 2011 nesta epoca já tinhamos 12 Misses Estaduais eleitas, hoje temos 2, no meu modo de entender se antes o Miss Brasil era ruim agora ficou pior.
Abraços
JOÃO HERCULANO

Anônimo disse...

Amigos

Esperamos apenas a coroação daquela que todos sabemos que já está esperando receber essa coroa, a Miss RS e não se enganem com qualquer outra candidata, pode ser loura e ter olhos verdes ou azuis, pode usar ouro ou prata e ter o mais lindo traje típico feitos por estilistas, mas não os usará no Mss Brasil e se não for esta que anunciei não terá o apreço e nem o preparo que tiveram as misses 2003 e 2007. Tudo apenas mudou de nome, e as dificuldades continuam as mesmas. Parabéns ao Evandro por rememorar o passado e podermos juntos constatar que MARTA VASCONCELLOS se preparou com dois anos de antecedência ao receber seu primeiro convite e esperar um melhor amadurecimento e instrução, isso desmitifica o que dizem que sua eleição foi relâmpago, diríamos que a Bahia já possuia uma carta na manga e tinha nome Martha Vasconcellos, teve que enfrentar uma época que as moças dependiam do aval dos pais para fazer qualquer coisa e se preocupavam apenas com o casamento mais que com uma profissão a seguir, também teve que enfrentar outras dificuldades, mas sabermos que ela estava tão linda na noite da coroação, as fotos dos diversos fotógrafos que invadiram seu trono, o vídeo mesmo em preto e branco agora disponibilzado completo, mostra sua face mais próxima, nos orgulhamos, sem cores. Mesmo sabendo que o que tem cores ainda não está completo. Alguns outros de 1959, 1964 e 1965 ou 1970 ou ainda 1954 estão mais nítidos que o de Martha 1968 e o de Margareta de 1966.
Preparação ainda é noso ponto em questão nos anos atuais, se dois anos de 1966 a 1968 fossem copiados, teríamos varias Marthas como as que vejo em shoppings, em bancos, em cinemas, em eventos musicais e em outros lugares como as praias de meu Estado e do Brasil, só não vê aqueles que infelizmente afirmam que preparam misses para serem clonadas ou levadas a bisturi para ficarem transformadas. Acredito que hoje é necessário, mas não do modo como se está fazendo num país como o meu Brasil brasileiro.

MARCIO LANDIN

Rutinaldo Portocarrero disse...

Marta cantada e decantada deveria ser enredo de um bloco de Carnaval da Bahia, As duas Martas que levaram o nome da Boa Terra a cinco continentes.As fotos acima são belissimas e a homenagem prestada é mais do que merecida. Rutinaldo.P.S. visitei o Rendas e Rainhas conforme pedido do sr. J. Botafogo e achei maravilhoso. Belo trabalo da Sra. Anamaria.

J. Botafogo disse...

R. Portocarrero, agradeço a sua atenção, apesar de não ter citado o seu nome (acho um risco citar nomes de pessoas, sempre acontece uma falha, leio todas as suas resenhas e gosto muito, deveria ter deixado o seu comentário no R&R), vamos prestigiar aquele blog que mostra um trabalho artístico valioso.
Farei agora uma revelação jamais dita aqui, mas entre as pessoas amigas deste blog há quem saiba: antigamente, talvez por Martha Rocha ou simpatia pelo Estado, sempre torcia pelas misses Bahia e ficava aguardando a do próximo ano. Assisti, num internato, o concurso de 1962 (Maria Olívia) num radinho Sharp de pilhas debaixo do lençol, e vibrei com a vitória dessa baiana, como ela era linda! Martha Vasconcelos, ouvimos, eu e uns amigos, todo o concurso MU num Transglobe Philco, o mais potente da época.
Abraços.

Anônimo disse...

É,lembro dessa 1ª foto de Martha...hahaha,quem diria que sairia a MU 68!No MB,acho que não tinha para ninguém.Angela Stecca,mineira,era bonita,mas não deslumbrava.Foi um ano bom para o Brasil:MU e MI(na época)pouco conhecido).De fato, MV tem um dos rostos mais bonitos do MB.Abraços, Japão

Anônimo disse...

Evandro já que você é apaixonado pela Martha Vasconcelos, faça um post da nova Miss Bahia Universo que acabou de ser eleita? Brigadão.

Hamilton Mota Mendes disse...

As duas misses Universo postadas acima não mereciam ganhar o título ( Marisol e Gloria Diaz) no meu ponto de vista as duas miss U mais feias da história do concurso.Abraços.Hamilton

Roberto Wagner disse...

Marisol e principalmente Glória Dias, que ganhou o título e deixou Vera Fischer fora do top 5,não é para se levar a sério.Vão ficar na história do Miss Universo como as piores vencedoras.Abraços RW.

Juju disse...

Dearest dear Evandro,
Ótimo retornar ao blog com essa homenagem q vc faz à Martha Vasconcellos. Ela é a prova concreta q o belo real já vem pronto (without silicone or bisturi, rsrsrs). Hamilton, pelas fotos da época acho q 68/69 deveria ter sido um bi da beleza brasileira no Universo.
Amiguinhos, atenção para a chamada:Black Mamba, Dindo, Hilton, Hamilton, Helga, Japão, JBotafogo (show sua referência a cultura rural), Landim, Robert Wagner e todo mundo...
Bxus para vcs!!!!!!!!!
Juju

J. Botafogo disse...

Beleza o retorno de Joujoux, agora o blog está mais rico e o seu humor alegrará a todos nós, eu bato palmas; seja bem - vinda!
Abraços.

Hamilton Mota Mendes disse...

Juju que bom a sua volta ao blog. Estávamos com saudade de vc e de seus espirituosos comentários. Bom Carnaval para vc e muita saúde tbém.Abraços do Hamilton

Anônimo disse...

Juju,que bom saber que vc está de volta...Welcome home! E mil beijujus!!!

Anônimo disse...

Juju é ótimo receber este beijo e saber que você mora em nosso coração e não pede licença

MARCIO LANDIN

Mamba Negra disse...

Juju querida,minha rainha, tudo bem? Feliz com sua volta.Como vc sabe estou a toda esperando o Carnaval, onde sairei de Rainha do Maracatu. Evandro e sua paixão pela Marta. Eu tbém amo de paixão essa baiana arretada,cabra da peste ( olha o enredo do Salgueiro),oxente,porreta,enfim esse delicioso sotaque nortista cheio de malemolência. Meu abaitolá estar cheio de purpurina,miçangas,nacarados,plumas,paetês,laminados e "vaselinas".Afe Maria, Painho,eu adoro essa neguinha!!!!!No Carnaval o Nordeste estar com tudo. Do Maranhão à Bahia(Beija Flor e Portela). A Imperatriz de Jorge Amado (Bahia), a minha querida Renascer de Romero Brito (pintor aquarelista do Recife),a Impera de Jorge Amado.Vai ser macaxeira ( como amo uma macaxeira suculenta,cruzes,tô bege) e uma graviola pernambucana.Alô Brasilia Teimosa,me aguarde.As dunas de Jenipabu e Ponta Negra ( me arrepio) e os Lençois no Maranhão onde as qualhiras desfilam maravilhosas.Adoro o Nordeste,aquele sol,aquela brisa;Fortaleza, um paraíso.Bem depois da rasgação de seda minhas saudações a Juju, a Rainha Mor do blog Evandro. Por onde andam Hilton e Robert Wagner?Mortas de cansaço nos ensaios da Beija..... Laila, meu amor, é o ó.....Fui. Mamba Negra

Anônimo disse...

JUJU, arretada! Que bom que vc voltou...Já estávamos sentindo a sua falta....Seja bem-vinda! (Eu sou DINDO, da Bahia)

Roberto Wagner disse...

Juju que bom que você está de volta.Abraços tricolores para você RW.

Miss Gura disse...

Mamba vc é ótima. Conheço Ponta Negra é linda essa praia. O Rio já está fervendo para o Carnaval.Marta Vasconcelos desfilou em alguma escola de samba?Marta Rocha saiu na Beija Flor algumas vezes e as Misses Brasil do anos 90 e 2000 saiam sempre nas escolas.A Micheriff então,é arroz de festa das escolas.A Leila não virá mais para o Carná,o tutu falou mais alto.Ela tá abusada......mas ela pode. É linda.Esse babado sobre a Miss Bahia é fruto dos escandalos em diversas áreas que assolam o nosso país.Estou vendo que os missólogos adoram um samba e uma fantasia.Por onde andam as misses eleitas? Será que já começaram as plásticas?Por hoje vou ficando por aqui. Miss Gura.

PESQUISE QUALQUER ASSUNTO AQUI NO NOSSO BLOG

,

,

############## 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS BRASIL UNIVERSO 1972 #################

############## 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS BRASIL UNIVERSO 1972 #################
REJANE VIEIRA DA COSTA , MISS RIO GRANDE DO SUL e MISS BRASIL

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS UNIVERSO 1972 ##################

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA  MISS UNIVERSO 1972 ##################
KERRY ANNE WELLS, MISS AUSTRALIA e MISS UNIVERSO

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS MUNDO 1972 ##################

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS MUNDO 1972 ##################
BELINDA GREEN, MISS GRABRETANHA E MISS MUNDO

############### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS INTERNACIONAL 1972 ###############

############### 50  ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS INTERNACIONAL 1972 ###############

,

,

############################## PANTEÃO DO BLOG ###########################

############################## PANTEÃO DO BLOG ###########################

********************************* NOSSAS VICES-MISS UNIVERSO ********************************

********************************* NOSSAS  VICES-MISS UNIVERSO ********************************