NOSSO CHAT


sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

AS RAINHAS DO IV CENTENÁRIO DO RIO DE JANEIRO



OS 400 ANOS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO EM 1965

Estácio de Sá foi o fundador da Cidade do Rio de Janeiro, em 1º de março de 1565. O objetivo da fundação foi dar início à expulsão dos franceses que já estavam na área há 10 anos. Morreu em 20 de fevereiro de 1567, um mês depois de expulsar os franceses, em conseqüência de uma infecção no rosto causada por uma flecha envenenada, que o feriu durante os combates.
Mem de Sá, terceiro governador-geral do Brasil e tio do fundador da cidade transferiu, após a morte de Estácio de Sá, a cidade da área da Urca para o Morro do Castelo com o objetivo de melhor defender a cidade de ataques. Passou, em seguida, o governo do Rio de Janeiro para outro sobrinho, Salvador Correia de Sá.

Com o primeiro governo de Salvador Correia de Sá em 1568, inicia-se o que poderíamos chamar de dinastia carioca dos Correia de Sá. Com grande e enorme prestígio no Rio de Janeiro, por quase um século três gerações dos Correia de Sá governariam o Rio de Janeiro repetidas vezes. A Ilha do Governador possui esse nome por ter sido um engenho de açúcar de Salvador.

Em 1965, ano das comemorações dos 400 anos do Rio de Janeiro, foi criado pelo então governador Carlos Lacerda a Superintendência do IV Centenário para promover os eventos visando dar maior ênfase ao desenvolvimento da cidade, bem como enfatizar o turismo na “cidade maravilhosa”.
Houve o concurso para escolher a Rainha do IV Centenário dentre as candidatas das 22 regiões Administrativas da cidade que concorreram na noite do dia 3 de fevereiro de 1965 no Maracanãzinho, sendo eleita a loira Solange Dutra Novelli, carioca de Botafogo. O concurso além de eleger a Rainha do 4º Centenário também foi palco da inauguração do novo sistema acústico do ginásio, que foi destruído por um incêndio em 1970.

Aconteceu também outro concurso para eleição da Sereia das Praias Cariocas, além da Miss Guanabara e da Miss Brasil. Na semana do Miss Brasil chegaram ao Rio de Janeiro várias Misses internacionais para participarem do concurso e concorrer ao título de Rainha Internacional do IV Centenário, sagrando-se vitoriosa a norte-americana Sue Ann Downes. Fato interessante nesse item foi que o júri era formado por 6 ex-Miss Brasil – Martha Rocha, Emília Corrêa Lima, Teresinha Morango, Vera Ribeiro, Ieda Maria Vargas e Ângela Vasconcelos. Foram tantas promoções direcionadas às comemorações dos 400 anos do Rio de Janeiro que até eleição para Miss do Cinema do IV Centenário, vencido pela atriz Vanja Orico. Não se tem certeza se houve algum concurso para eleger a Mulata do IV Centenário, pois nesse ano o Renascença Clube não apresentou candidata ao Miss Guanabara. O post é dedicado aos amigos JOÃO SEGUNDO e Mademoiselle JUJU. FeLiz Natal a todos!!!

5 comentários:

Hamilton Mota Mendes disse...

Evandro,que boas recordações nos oferece você ao postar essas rainhas que fizeram o nosso Rio de Janeiro mais feliz.Bons tempos aqueles. Aproveito a ocasião para desejar a você e todos os que frequentam seu blog um 2010 cheio de luz,paz,amor e sabedoria.Abraços do Hamilton

Juju disse...

Dearest Evandro, pela milionesima vez obrigadíssimo pela homenagem!!!
Para os meus queridíssimos amigos do blog obrigada pela gentileza de sempre!!!
E para nós FILHOS DO AMOR, que a vivência e a convivência sejam permeadas de sabedoria, pois é ela quem nos permite discernir o joio do trigo e, paralelamente, não desfazermos do joio pois até ele pode ter sua utilidade. Faz tb termos respeito por tudo e por todos, ofender NUNCA. Ensina-nos q acolher é tão importante quanto ser acolhido. Q o senso de humor cabe em todos os momentos, e faz um bem danado. Enfim, tudo isso são os ingrdientes para um novo Ano Novo com Fé e Esperança renovadas.
J'Adore vcs!!!
Beixussssss para os tches, oxentes, uais e conterrâneos!!!!

Anônimo disse...

Já tinha esquecido da Rainha do Cinema.pensei que o conruso da Rainha das praias incluísse das piscinas, também.foi a representante de Grajaú CC ou algo semelhante,acho.Minha preferida era M4°C.Mas, agora vendo as fotos MB65 (tem um corpo melhor) e M4°CI (EUA,grafado dessa forma,era inovação) .Adorei esse ano!quantas misses!Abraços, Japão

Laura Teixeira disse...

Bom dia!

Meu nome é Laura Teixeira e estou fazendo uma pesquisa para um filme que vai abordar o tema das Misses de 1965. Gostaríamos de fazer uma gravação da revista Fatos e Fotos. Você as tem ou as fotos que postou são da internet?

Qualquer coisa, meu email é lauramineiroteixeira@gmail.com

Obrigada! <3

Jornal Mirante disse...

E no Miss Universo 65 não deu nem Miss EUA e nem Brasil. Que ganhou foi a tailandesa.

PESQUISE QUALQUER ASSUNTO AQUI NO NOSSO BLOG

,

,

############## 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS BRASIL UNIVERSO 1972 #################

############## 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS BRASIL UNIVERSO 1972 #################
REJANE VIEIRA DA COSTA , MISS RIO GRANDE DO SUL e MISS BRASIL

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS UNIVERSO 1972 ##################

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA  MISS UNIVERSO 1972 ##################
KERRY ANNE WELLS, MISS AUSTRALIA e MISS UNIVERSO

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS MUNDO 1972 ##################

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS MUNDO 1972 ##################
BELINDA GREEN, MISS GRABRETANHA E MISS MUNDO

############### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS INTERNACIONAL 1972 ###############

############### 50  ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS INTERNACIONAL 1972 ###############

,

,

############################## PANTEÃO DO BLOG ###########################

############################## PANTEÃO DO BLOG ###########################

********************************* NOSSAS VICES-MISS UNIVERSO ********************************

********************************* NOSSAS  VICES-MISS UNIVERSO ********************************