NOSSO CHAT


quarta-feira, 16 de setembro de 2009

TERESINHA GONÇALVES MORANGO - MISS CINELÂNDIA 56


Queridos amigos, continuo ainda sem NET, paciência é o que me resta... Espero que vocês estejam bem, com saúde e muita energia positiva! Vejam esta foto de Teresinha Morango, a próposito o detalhe da inusitada coroa que nossa amiga ALEXIA questionou há um tempo atrás e só agora dou a resposta. A Miss Rio Negro, antes de ser eleita Miss Amazonas 57 já havia tentado ganhar notariedade no Rio de Janeiro, onde morava em casa de parentes mais abastados. Fora eleita Miss Cinelândia 56, chegando inclusive participar de um filme com grandes nomes do cenário artístico da época. J. Botafogo, um cinéfilo de mão cheia irá com certeza esclarecer com mais detalhes. Abraços

10 comentários:

Anônimo disse...

que foto rara!Terezinha buscou seu objetivo.Apesar de aparentar ingenuidade ela se fez.Continua sendo!Abraços, Japão

J. Botafogo disse...

Teresinha foi uma das grandes representantes do Brasil no "Miss" Universo, infelizmente a geração atual não a conhece e não sabe da alegria proporcionada por ela aos brasileiros, ao atingir o 2º lugar em Long Beach. Já várias vezes eu li em alguns sites, pessoas chamando a sua beleza de datada. Sinceramente eu não conheço esse adjetivo em se tratando de beleza, as pessoas são sempre as mesmas, muda a moda, isto sim, deixa - as ultrapassada, mesmo este não foi o caso desta bela amazonense, de belo perfil, bem demonstrado na foto à esquerda.
Teresinha Morango, filha de pai português e mãe de descendência indígena, começou a sua trajetória nos degraus da fama, ao ir morar no Rio de Janeiro com uma tia abastada e em 1956 eleger-se "Miss" Cinelândia. Nos primórdios de 1957, apareceu no filme "Garotas e Samba", "chanchada" (por sinal uma das melhores que eu vi), do cinema brasileiro para promover músicas do carnaval daquele ano, ao lado de Zé Trindade, Zezé Macedo, Renata Fronzi, Sônia Mamede e outros famosos da época, fazendo uma ponta como recepcionista de uma pensão para "moças de família", em seguida foi "Miss" Amazonas e "Miss" Brasil 1957, época em que Martha Rocha já havia se casado com o português Álvaro Piano, morando na Argentina, talvez chegando a suplantar a popularidade do ícone baiano. Após entregar a faixa para Adalgisa Colombo, conheceu o empresário Alberto Pitiglianni numa loja, casando - se com ele e fazendo muito sucesso nos salões elegantes por onde era convidada e hoje, viúva, continua morando no Rio de Janeiro, levando a vida pacata que sempre quis.

Anônimo disse...

eu sou fã dessa miss,linda demais...giovani becker

Anônimo disse...

Embora, Terezinha tenha obtido a mesma colocação de Martha Rocha, Martha será sempre a inimitável.

Hamilton Mota Mendes. disse...

Concordo com os comentários do Missólogo J.Botafogo descordando quanto a popularidade de Teresinha:Martha Rocha é a Miss Brasil mais popular de todos os tempos cantada em verso e prosa.Saudações vascaínas Hamilton.

MARCIO LANDIN disse...

Giovani, Hamilton, J. Botafogo! Quanta honra estar ao lado de pessoas ~conhecedoras dessa era que foi chamada por ANOS DOURADOS. A Década de 50 nos reservou uma sorte em beleza inigualáveis, todas foram semifinalistas em 6 de oito edições iniciadas em 1952. Era um Brasil brasileiro como canta o verso da canção que reproduz o Brasil que estudei, vivi e conheci. BAHIA, CEARÁ, RIO GRANDE DO SUL, AMAZONAS, GUANABARA.

Admiro TEREZINHA MORANGO e por pouco não venceu o MU se a organização na época fosse atenta a questão da idade da peruana.
Outros tempos! Para mim essas são as Divas de primeira linha do MBU. 3 finais, e um TOP 5. Começamos avassaladores porque escolhíamos belas representantes, e ainda havia mesmo assim, contestações!
Começamos no imporviso da Quitandinha e fomos parar em Long Beahc causando o maior frisson...

Lá vem o Brasil!
MARTHA ROCHA, sétima filha da família de Dona Hansa na Bahia, com 18 anos arrebatou o público que a ovacionou e ensaiou vaias à vencedora do MU 54. Isso mesmo! Tomou para si o carro que era da outra, fez comercial para a Megas Gessy Lever e a Coca-Cola! Tirou fotos ao lado de Tony Curtis e de Jefh Chandler, e coroada pelo poeta modernista Manoel Bandeira. Saiu nas principais edições de O Cruzeiro e depois de Manchete, foi recebida com aplausos no Rio e no Palácio da Aclamação em Salvador na Bahia, esteve na Penitenciária Frei Caneca, foi grande amiga de Sarah Kubtscheck e esteve ao lado de Getúlio e Jucelino, sendo a figura mais ilustre e expoente do Brasil no Rio de Janeiro em vários bailes e eventos no famoso Hotel Copacabana, cantou ao lado de Emilinha Borba e se tornou amiga dela. No exterior, além de ter mordado na Argentina, esteve na França e na Inglaterra, participando até mesmo de campeonatos de cavalos ao lado da Rainha da Inglaterra e do Príncipe Charles, recebeu uma coroa de Ouro maçico do governo Chileno em reconhecimento do Povo Latino, e chegou assim depois que esteve n TOP Taid in cap dos jornais norte-americanos, perdurou suas atenções em capas de revistas na Era 60 e em entrevistas váris até que retorna em 80 ainda mais bela, em programas de TV e nos Carnavais baiano e carioca, recebeu o título de Cidadã Carioca, esteve no Concurso Miss Brasil/Usa como homenageada em 2000, em Miami. Del podemos registrar os depoimentos de dois ilustres brasileiros:

"EU NUNCA SOUBE O QUE ERA MAIS BONITO, SE OS OLHOS DE MARTHA OU O MAR DE ITAPUÃ"

DORIVAL CAYMMI

"NAQUELA ÉPOCA QUE ALGUÉM CHAMOU DE ANOS DOURADOS, TODO MUNDO ADMIRAVA MARTHA, TODO MUNDO QUERIA NAMORAR MARTHA. EU ESTAVA CASADÍSSIMO, QUE PENA, SE NÃO TERIA FEITO UMA CANÇÃO PARA ELA".

TOM JOBIM.

Anônimo disse...

Terezinha era feia mesmo!

Anônimo disse...

...é, mais uma vez a presença de Martha Rocha meio que atrapalha o caminhar de outras misses!...Teresinha preferiu "se esquecer"...e ficou no limbo da história dos concurso, pelo menos para os mais jovens "perseguidores" dos concursos de beleza. Tenho uma foto dela na Igreja da Candelária(RJ) agradecendo a conquista do título de MBrasil...e sempre me pareceu que ela é isso mesmo...a moça linda e calma e suave que vai à igreja e reza e se emociona...sempre muito correta e simples, porém lindíssima!...jOÃO bOTAFOGO FAZ UM LEVANTAMENTO HISTÓRICO INTERESSANTE E INFORMA QUE ELA SEMPRE QUIS A VIDA PACATA...
A beleza de Morango, na verdade é datada...mas, como não sê-lo?...è clássica...portanto...
Enfim datada, pacata ou desinteressada dos holofotes da mídia, Teresinha é o fruto da época que vivveu e o fez muito bem...linda, jovem, quase uma Miss Universo, sm dúvida deve ter se divertido bastante...sua presença em filmes, desfiles, e visitas a países mundo afora, como nos informa o colega de bolg João Botafogo, mostra que ela aproveitou bem o seu tempo, logo hoje, pode se deleitar com a certeza do dever cumprido...Teresinha merece, e se deve mesmo uma gde homenagem a ela no Miss Brasil...ser aplaudida de pé pela platéia seria um momento grandioso para ela e pra nós que merecemos este instante de verdadeira justiça...e justiça é homenagear aquilo que é Beleza de verdade...
Parabéns Jão Botafogo.
Hilton

maracangalha - chef dantas disse...

Oi João!

adorei seu blog.
Estou morando em SAMPA, qd estiver instalado vou passar meu end.

Abraço,

Dantas.

chefdantas@globo.com

Anônimo disse...

Ahhhhhhhhhhh...Teresinha!Uma beleza que encanta e distrai.Uma das mais belas Miss Brasil já eleitas.Deviam fazer uma homenagem a essa linda e espetácular mulher aqui no Amazonas e no Miss Brasil,enquanto ela ainda está viva.Que viva cada vez mais,calma e pacata,como a Morango sempre quis!Linda,pra mim a Miss Universo 1957!

PESQUISE QUALQUER ASSUNTO AQUI NO NOSSO BLOG

,

,

############## 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS BRASIL UNIVERSO 1972 #################

############## 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS BRASIL UNIVERSO 1972 #################
REJANE VIEIRA DA COSTA , MISS RIO GRANDE DO SUL e MISS BRASIL

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS UNIVERSO 1972 ##################

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA  MISS UNIVERSO 1972 ##################
KERRY ANNE WELLS, MISS AUSTRALIA e MISS UNIVERSO

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS MUNDO 1972 ##################

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS MUNDO 1972 ##################
BELINDA GREEN, MISS GRABRETANHA E MISS MUNDO

############### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS INTERNACIONAL 1972 ###############

############### 50  ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS INTERNACIONAL 1972 ###############

,

,

############################## PANTEÃO DO BLOG ###########################

############################## PANTEÃO DO BLOG ###########################

********************************* NOSSAS VICES-MISS UNIVERSO ********************************

********************************* NOSSAS  VICES-MISS UNIVERSO ********************************