NOSSO CHAT


terça-feira, 30 de junho de 2009

ADVENTO DAS COROAS NO CONCURSO MISS BRASIL





Meus caros amigos, hoje vamos comentar um dos assuntos mais debatidos aqui no Blog ultimamente, que são o surgimento da coroa da Miss Brasil ao longo do tempo. Nossa querida amiga ALEXIA mandou-me um e-mail há alguns dias atrás comentando sobre a "tiara" que Martha Rocha estava usando quando passou a faixa para Emília Corrêa Lima em 55. Então, vamos esclarecer o seguinte, segundo as informações que tenho anotadas nos meus alfarrábios: 1) Martha Rocha não teve coroa quando ganhou o Miss Brasil 54 em Quitandinha, apenas a faixa que recebeu das mãos do grande poeta Manuel Bandeira. Essa tiara foi um presente que Martha ganhou quando esteve no Chile e recusou-se obviamente de colocar na cabeça de Emília; 2) Emília também só teve direito a faixa; 3) Maria José Cardoso foi coroada sim em Quitandinha, não por Emília, por conta do tumulto na hora do anúncio final;4) Em 57, Teresinha Morango não recebeu coroa em Quitandinha; 5) Adalgisa Colombo, a primeira eleita no ginásio do Maracanãzinho teve direito a usar uma coroa, cetro e manto, além de um troféu. Esta coroa de 58 foi usadas pelas Misses Brasil até 1963, ano da bela Ieda Vargas; 6) Em 64, Ângela Vasconcelos teve direito de usar tudo novo - coroa, cetro e manto, segundo nosso comentarista HILTON numa repaginação feita por Evandro de Castro Lima. Então, esta segunda revisão paramental foi usada pelas Misses Brasil até 1970, com Eliane Fialho Thompson; 7) Eliane Parreira Guimarães teve uma nova coroa e cetro em 71, conservando-se o manto antigo; 8)Até 1980 esta coroa foi usada pelas Misses Brasil, uma peça bem de acordo com o gosto dos anos 80. A partir de 81, com a coordenação nacional do concurso sob a direção de Sílvio Santos, mudou todos os paramentos da Miss Brasil, a cada ano era usada uma coroa diferente. Depois que Marlene Brito adquiriu a franquia do Miss Brasil Universo em 1991, também foram mudados a coroa e o manto mas o cetro foi abolido. O resto dessa história todos já sabem, uma sucessão de novas coroas, ora com ou sem manto.... enfim nenhuma coroa de acordo com a tradição do concurso. Agora o restante é com vocês, acrescentem o que faltou. Abraços

12 comentários:

J. Botafogo disse...

Em primeiro lugar quero louvar as fotos escolhidas, todas muito bonitas. Sobre as coroas, sempre achei a primeira a mais bonita e a mais nobre, fazendo com que eu não desse atenção às outras, para mim, foi uma sucessão de coroas similares a partir de 1.964, porém a atual, é de uma beleza invulgar, dando a impressão que os americanos usaram ela como modelo, para fabricarem a sua do momento.
Abraços.

Roberto Wagner disse...

EVANDRO CONCORDO COM J.BOTAFOGO.A PRIMEIRA COROA ERA LINDÍSSIMA E A MINHA PREFERIDA,JUNTO COM O MANTO E O CETRO SIMPLESMENTE FORMAVAM UM CONJUNTO DE REALEZApARABÉNS PELAS FOTOS E AS INFORMAÇÕES,MARAVILHOSAS!!!ABRAÇOS RW.

Roberto Wagner disse...

Evandro ainda no assunto "coroa" lembrei da coroa de Miss Universo e a que acho mais bonita é a que foi usada por Yeda e Martha Vasconcellos,nunca conseguiram criar uma mais bonita.Quanto a faixa de Miss Universo,parece que eles não têm dinheiro para fazer uma melhor,pois acho-a simplismente muito pobre comparando com as coroas.Abraços RW.

Vera Lúcia disse...

Evandro e amigos, concordo em número, genero e grau com o que foi dito acima. Para mim a parte mais bonita de um concurso de beleza é sem dúvida, quando a eleita recebe a coroa de sua antecesora, e para isso, esta e seus paramentos têm que estar impecáveis. A coroa mais bonita, na minha opinião, também é a primeira, e no Miss Universo, nos bons tempos de Ieda e Martha Vasconcellos.
Abraços a todos.

Roberto Sécio disse...

Olá meu querido amigo adorei saber essas informações sao ricas para todo nosso conhecimento.

Forte Abraço Roberto Sécio Misses do Brasil.

Anônimo disse...

...é, parece que a escolha é unânime!:...a mais bonita e definitiva coroa do Miss Universo foi a segunda...(a primeira era de pérolas, e sinceramente não me agradava muito) a ser usada pelas vencedoras, entre elas Ieda e Martha Vasconcelos!...Tinha a figura de uma mulher no centro da mesma e era feita de strass...o sonho de todas as concorrentes era usá-la!...Havia um manto e um Cetro com o mesmo motivo da coroa!
O manto era vermelho co bordados em ouro.
No Miss Brasil, a primeira coroa é a que mais me agrada, porém a atual é muito bonita, embora necessite de alguns ajustes(colocação de pérolas no elemento que fica acima e no meio da mesma, pois, de longe este elemento parece tê-las perdido!!!) Gosto das flores nas mãos das vencedoras(Gaeta... vcs precisam melhorar a qualidade destas flores)É não mexer mais nesta bendita coroa para que o seu design fique de uma vez por todas em nossas mentes marcando o título de MIss Brasil!
Abraços a todos vcs...beijinho Vera...Hilton
(cadê o JAP???)

MARCIO LANDIN disse...

Concordo que a primeira era bonita, mas as de Ieda e Martha marcaram bem mais, o que sinto falta é o restante do conjunto: cetro e manto. Acho que perdeu-se o encanto que pede a coroação de beleza. Fica faltando algo. Não acho vulgar ou ultrapassado, faz parte da majestade. Quanto a tiara e a foto de Martha Rocha lembra a moeda de 1 cruzeiro dos anos 70. Um abraço. Sobre seu comentário está didático e perfeito. As coroas atuais apesar das pedrarias, prefiro não comentar.
ML

Anônimo disse...

Olha eu aqui!Gostei da coroa de Martha Rocha. Não lembrava desse detalhe. acho que poderíamos copiá-la para as futuras MB.Gosto mais desse estilo, um pouco, também , do MM da década 50 em que usou a egípcia.Para mim, o mais importante, mesmo, é o desfile mais prolongado, como era no Maracanazinho e aquele mesmo esquema de 8 semifinalistas e 4 finalistas com o mesmo chamado. Abraços, JAPÃO

Jorge Luiz de Barros disse...

Prezado Antônio!
Em relação as coroas no Miss Brasil e Miss Universo, acho no MB a segunda coroa (de 1964 à 1970), época gloriosa do concurso Miss Brasil, juntamente com a faixa, cetro e o lindo manto. Creio que deveria ter-se mantido os modelos da coroa, faixa, cetro e manto dessa época, numa justa reverência a tradição. Quando a coroa de Miss Universo, gostei e prefiro também a segunda, no tempo que as nossas Ieda Vargas e Marta vasconcelos foram eleitas MU. Era impecavelmente bonita e também deveria ter-se mantido ela, bem como a faixa,cetro e manto. Quanto as demais coroas posteriores a dessa época, prefiro não comentar.
Abraços.

Jorge Barros.

Anônimo disse...

Sobre a coroa de Martha na foto de 1955, me parece que os chilenos entenderam que uma Rainha posa melhor de Coroa, e nesse aspecto a tiara funcionou muito bem. Um belo presente! A coroa de MU de 1963 a 1970 eram as melhores que já vi, concordo tb.

joao cordeiro disse...

Realmente a Coroa mais antiga do Miss Brasil de 1958 a 1963 era mais bonita, acompanhada com o Manto e centro eram os mais belos e harmoniosos como também do miss Universo. Já o Miss Universo, a coroa o manto, o cetro, o trono e o troféu eram mais elegantes e denontavam realeza para as cinco finalistas.

joao cordeiro disse...

Com relação a Faixa do Miss Universo, realmente é uma pobreza, concordo com as inferências de meus amigos que comentaram sobre o referido assunto

PESQUISE QUALQUER ASSUNTO AQUI NO NOSSO BLOG

,

,

############## 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS BRASIL UNIVERSO 1972 #################

############## 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS BRASIL UNIVERSO 1972 #################
REJANE VIEIRA DA COSTA , MISS RIO GRANDE DO SUL e MISS BRASIL

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS UNIVERSO 1972 ##################

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA  MISS UNIVERSO 1972 ##################
KERRY ANNE WELLS, MISS AUSTRALIA e MISS UNIVERSO

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS MUNDO 1972 ##################

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS MUNDO 1972 ##################
BELINDA GREEN, MISS GRABRETANHA E MISS MUNDO

############### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS INTERNACIONAL 1972 ###############

############### 50  ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS INTERNACIONAL 1972 ###############

,

,

############################## PANTEÃO DO BLOG ###########################

############################## PANTEÃO DO BLOG ###########################

********************************* NOSSAS VICES-MISS UNIVERSO ********************************

********************************* NOSSAS  VICES-MISS UNIVERSO ********************************