sábado, 18 de outubro de 2008
ELAS FORAM RAINHA NACIONAL DO MILHO
GISLAINE RODRIGUES FERREIRA - RAINHA NACIONAL DO MILHO 2000 (MISS BRASIL 2003)
LARA LÚCIA FONSECA MATOS - RAINHA NACIONAL DO MILHO 1987 (MISS MG E 3ª NO MISS BRASIL 88)
MUITAS HISTÓRIAS E UM ÚNICO IDEAL: A FESTA DO MILHO
Há quem defenda que no ano de 1956, depois de participar de um curso de aperfeiçoamento na Fazenda do Rosário (município de Ibirité), com a pedagoga Helena Antipoff, Célia Santos Lima organizou uma bonita Festa, juntamente com suas colegas. Ao retornar ao distrito de Bom Sucesso, no município de Patos de Minas, a professora Célia organizou uma festa semelhante com as colegas Odília Assunção Pedra, Jesuína Porto e os alunos das Escolas Combinadas Monte Castelo, hoje Escola Estadual João Barbosa Porto. A festa foi realizada na praça da Igreja de Bom Jesus, debaixo de uma grande gameleira no dia 29 de junho de 1956.
Porém, em 1959, a Festa do Milho surgiu para ficar... A primeira conversa sobre a festa aconteceu na Churrascaria Brasileira, de propriedade de Paulo Portilho, entre o empresário e ainda, a educadora Ordalina Vieira e a proprietária da Boutique Rio-Modas, Lia Brochado. A intenção a princípio era fazer um desfile de modas. Posteriormente, surgiu a idéia da Festa da Colheita, porque o município de Patos de Minas era um grande produtor de grãos.
Há registro ainda de que o Padre Almir Neves de Medeiros, teria apresentado para Ordalina Vieira um projeto para realização de uma Festa, cuja renda seria destinada para a construção do Colégio Municipal, atual Escola Estadual Prof. Zama Maciel.
Buscou-se a Associação Rural – hoje, Sindicato dos Produtores Rurais – para que a Festa fosse ligada à agricultura. O então presidente Pedro Pereira dos Santos deu total apoio e lançou a idéia de organizar a 1ª Semana Ruralista. O prefeito da época, Sebastião Alves do Nascimento também, endossou a idéia e assim, nasceu a Festa do Milho. A renda foi destinada para a construção do Seminário Pio XII.
A primeira festa consistiu na realização da Semana Ruralista, inauguração de obra da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Velhice; uma partida de futebol entre a Seleção Patense e o América Futebol Clube; desfile de modas; Páscoa dos Atiradores; desfile estudantil e baile para eleição e coroação da Rainha do Milho. As primeiras candidatas foram Helena Alves da Silva, Nívea Santos de Oliveira e Maria Marta Caixeta Borges. Houve desfile de carro alegórico passando pela Rua Major Gote e seguindo pela rua Tenente Bino até alcançar a avenida Getúlio Vargas. Os carros eram três jipes Willys, ornamentados por senhoras da sociedade patense e familiares das candidatas.
Os bailes foram no Armazém da Casemg. As dependências ficaram lotadas para a coroação da primeira rainha do Milho, Helena Alves da Silva.
A Rainha Nacional do Milho 2008 é a Srta. Katrina Rubiatânia Costa de Lima; Gisllene Rodrigues Ferreira (irmã de Gislaine Rodrigues Ferreira)foi eleita uma das princesas.
Fonte:http://www.fenamilho.com.br/2008/a-fenamilho/rainhas/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Gislaine fez o concurso MB subir. Sua presença marcante no Miss U, uma beleza serena que merecia o título. Que corpinho! Pena que não a homenageiam! É uma mistura de Ieda e Sandra Guimarães. Saudade de Gislaine. JA
Postar um comentário