NOSSO CHAT


sábado, 19 de maio de 2007

CONCURSO DE MISSES - por J. BOTAFOGO

















Todos têm uma estória de como começaram a gostar dos concursos de "miss", eu também tenho a minha. A primeira revista sobre as misses que chegou às minhas mãos, foi a "O CRUZEIRO" de 1957, Teresinha Morango. Quando a vi, fiz algumas perguntas e deram-me vagas explicações, que eu não entendi, também não fiz questão de assimilar.
Em junho de 1958, acontece outra eleição para eleger a nova "Miss" Brasil,
e eu só vejo o burburinho das pessoas para ouvirem no rádio. No dia seguinte foi o comentário: Adalgisa Colombo, "Miss" Distrito Federal, fora eleita a mais bela brasileira. Mais uma vez fiz "ouvido de mercador". Lá para o final desse mesmo ano,uns amigos iniciaram uma "tarefa" de fazer um álbum com todas as misses desde 1954,já que tinham as revistas, e nessa "onda" eu fui, no intuito de ajudá-los, e daí nasceu mais este hobby, já que tenho alguns, além de gostar dos certames de beleza, colecionar as revistas, os dvd's e assistir aos concursos na televisão, antes eu ouvia no rádio, inclusive, a vitória de Martha Vasconcellos no "Miss" Universo, eu com os meus vizinhos, ouvimos num rádio "Transglobe Philco", o mais possante da época. Após a vitória da baiana, foi aquela gritaria entre nós no meio da rua, pois morávamos num bairro pacato. Mas, existe um episódio bem mais bizarro do que a eleição de Martha 68. Em 1962, já acostumado a ouvir os concursos pelo rádio, eu estava interno no Colégio Marista; louco para não perder a transmissão, eu tinha um radinho de pilhas, "sharp", capa de couro, muito popular na época nos campos de futebol, e eu conseguí burlar a vigilância do "Irmão Marista", encarregado dos internos, e ouvir todo o concurso,deitado, com o rádio escondido debaixo dos lençóis e torcendo pela vencedora Maria Olívia Rebouças. Agradáveis recordações!
Hoje, continuo a gostar das competições de beleza feminina, tendo como
ícones Martha Rocha e Adalgisa Colombo. Acho lindas todas as misses das
décadas de 50 e 60. Para mim a mais fraca é SílviaRamasco, e tenho carinho especial por Staël Abelha e as misses que representaram o "Botafogo de Futebol e Regatas": Gina MacPherson e Maria Raquel de Andrade, por motivos óbvios. Na década de 70, eu destaco, Eliane Guimarães, Rejane Vieira Costa e Sandra Mara Ferreira, única paulista realmente bonita, entre tantas eleitas representando aquele Estado
(opinião própria) e Martha Jussara (paulista que representou o Rio Grande do Norte em 1979). Não vou destacar nenhuma das décadas seguintes, por não gostar do "circo" de Sílvio Santos e a decadência que se seguiu. Dos anos 2000, as minhas prediletas são Fabiane Niclotti (esta não foi bem mais longe por falta de assessoria) e Rafaela Zanella.
Fica muito difícil nomearmos uma só como a de maior beleza, tendo em
vista a grande maioria das nossas misses serem lindas, e cada uma ter um
atributo pessoal.Aproveitando esta oportunidade, não quero esquecer de prestar uma homenagem à nossa "Deusa de Ébano", Vera Lúcia Couto dos Santos, a "Mulata Bossa-Nova". Que revolucionária! (Ass. J. Botafogo)

4 comentários:

Raimundinho Junior disse...

Adoro ler sobre as experiências pessoais de como alguém passou a gostar dos concursos de beleza, e o seu está especialmente bem alinhavado, adorei os radinhos de pilha, são realmente tempos que não existem mais. Parabéns Evandro pelo post e ao João Botafogo por contar sua História.Abraços!

Evy disse...

Tenho curiosidade de saber o paradeiro de Miss Brasil 1979 - Matha Jussara da Costa, que representou o meu Estado - RN - Quem souber de notícias mande-me um e-mail: mamajoiara@hotmail.com

Anônimo disse...

Muito boa a história da 'conversão'. Das fotografadas, fico com Maria Raquel, a doçura personificada.Quando era pequeno só se falava das misses. Era a Marta Rocha (endeusada),Maria Emília, Maria José Cardoso,Terezinha Morango, Adalgiza, Ieda (a atual, da época), Angela Vaconcelos e Vera Lúcia Couto. JA

Mary Radinz disse...

Escrevo pra te pedir uma ajuda!!
Vi que vc tem um monte de informação sobre as misses brasileiras.
Minha avó foi eleita Miss Botafogo uma vez,seu nome era Ana Tonn, mas não consigo encoontrar registros ou informações sobre isso e também não tenho a menor idéia de que ano foi... Acredito que por volta dos anos 60 ou um pouco antes. Se vc puder me ajudar serei muito grata!
Um Abraço.
Mariana do Valle Pereira
(marianaradinz@hotmail.com)

PESQUISE QUALQUER ASSUNTO AQUI NO NOSSO BLOG

,

,

############## 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS BRASIL UNIVERSO 1972 #################

############## 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS BRASIL UNIVERSO 1972 #################
REJANE VIEIRA DA COSTA , MISS RIO GRANDE DO SUL e MISS BRASIL

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS UNIVERSO 1972 ##################

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA  MISS UNIVERSO 1972 ##################
KERRY ANNE WELLS, MISS AUSTRALIA e MISS UNIVERSO

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS MUNDO 1972 ##################

################### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS MUNDO 1972 ##################
BELINDA GREEN, MISS GRABRETANHA E MISS MUNDO

############### 50 ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS INTERNACIONAL 1972 ###############

############### 50  ANOS DA ELEIÇÃO DA MISS INTERNACIONAL 1972 ###############

,

,

############################## PANTEÃO DO BLOG ###########################

############################## PANTEÃO DO BLOG ###########################

********************************* NOSSAS VICES-MISS UNIVERSO ********************************

********************************* NOSSAS  VICES-MISS UNIVERSO ********************************